Bitso lança plataforma de transações internacionais para empresas através de stablecoin
Serviço eFX é regulado e reduz o tempo das remessas em até 75%, Segundo a exchange de criptomoedas.
De olho no mercado brasileiro de serviços de transferências e pagamentos internacionais de forma digital, eFX, sigla em inglês para Electronic Foreign Exchange, a Bitso, uma das principais empresas da América Latina com base em criptomoedas, anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento de um serviço eFX Cripto pelo uso de stablecoins, que são criptomedas pareadas em moedas fiduciárias.
Segundo a exchange mexicana, o novo serviço permite às empresas uma redução do tempo de envio de remessas de 50% a 75%, embora as transações internacionais sejam imediatas, com menor custo e regulamentado a partir de instituições locais parceiras autorizadas ao serviço de pagamentos.
“Temos visto cada vez mais empresas optando por pagar seus funcionários e fornecedores em stablecoins, principalmente nos novos setores da economia digital. Muitas já estão substituindo as contas bancárias tradicionais por wallets para agilizar pagamentos internacionais e gerenciar fluxos de caixa em diferentes moedas. Estamos muito felizes em poder criar uma solução inovadora que simplifica todo esse processo para as empresas e cria mais oportunidades de desenvolvimento para o mercado brasileiro”, disse o CEO da Bitso Brasil, Thales Freitas.
Ao destacar a segurança das transferências pelo uso da tecnologia blockchain e a facilidade de uso da aplicação, a Bitso lembrou que recentemente a Receita Federal apontou o crescimento da adoção da stablecoin lastreada ao dólar americano Tether (USDT) que acumulou R$ 271 bilhões desde 2019, quase o dobro do volume do Bitcoin (BTC) no mesmo período.
A Bitso justificou o lançamento do serviço eFX argumentando que as instituições de serviços digitais têm recorrido às stablecoins para ampliar seu alcance global, porém encontram desafios para lidar com diferentes. Segundo a empresa, a legislação brasileira tem uma série de particularidades e muitas operações dependem do registro do câmbio.
Para a exchange, a nova solução eFX com cripto, além de simplificar a compra de ativos digitais no exterior e viabilizar a arrecadação de reais para pagamentos internacionais, oferece uma forma inovadora de unificar remessas através de API, oferecendo às empresas internacionais uma tecnologia eficiente para atender às suas necessidades cambiais no Brasil e de forma mais econômica do que as opções tradicionais.
Em setembro, a plataforma Bitso Business já possuía mais de 1.500 clientes institucionais, quando o serviço foi anunciado para toda a América Latina, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.