Mirando em adoção do mainstream, BitPay passa a suportar todos os serviços de carteiras de BTC
O BitPay restabeleceu suporte a todas as carteiras Bitcoin depois de pedido de traders buscam impulsionar a adoção principal de criptomoedas.
A maior provedora de carteiras de Bitcoin (BTC) e de serviços de pagamentos em criptomoeda globais, a BitPay, anunciou em 4 de fevereiro que em breve a empresa permitirá o pagamento de faturas de qualquer carteira ou exchange de Bitcoin.
O CEO da BitPay, Stephen Pair, disse ao Cointelegraph que a decisão de permitir pagamentos de comerciantes de qualquer carteira Bitcoin foi motivada pelo feedback dos traders, empoderando os mais de 30 mil traders ativos atualmente usando o BitPay:
“Os clients da BitPay vão oferecer suporte a todas as carteiras de Bitcoin, assim como pretendemos oferecer suporte a todas as criptomoedas para pagamentos. A empresa decidiu reativar o suporte para todas as carteiras, conhecidas como transações simples ‘vanilla peer-to-peer’”.
Pair mencionou que a implementação escalonada, visando suportar todas as carteiras Bitcoin, já começou. Depois que o recurso for implementado, os vendedores poderão decidir de quais carteiras aceitarão pagamentos, enquanto os consumidores poderão usar qualquer carteira para fazer compras com esses vendedores.
Pair também observou que os comerciantes podem tirar proveito das transações p2p sem qualquer desenvolvimento ou implementação técnica necessária, explicando:
“Vamos automatizar todo o processo para os vendedores, já que já temos experiência nisso. É muito importante que eles ofereçam suporte a todas as carteiras de Bitcoin, pois isso expandirá muito seu potencial de aumentar as vendas e adquirir novos clientes. “
E o protocolo de pagamento BIP70 da BitPay?
A decisão de restabelecer o serviço a todas as carteiras de Bitcoin vem depois de um caminho difícil da BitPay para fazer com que a iniciativa vingue.
Quando o preço do Bitcoin estava chegando ao ponto mais alto de todos os tempos em 2017, Pair explicou que o BitPay estava passando por atrasos com quase 9% dos pagamentos dos clientes. Ele observou que vários problemas de suporte ao cliente estavam sendo relatados no momento, pressionando a empresa a implementar o protocolo de pagamento conhecido como “BIP70“. Ele disse:
“Às vezes, o Bitcoin tem sido vítima de seu próprio sucesso. Quando a adoção explodiu em 2017 e 2018, o congestionamento da rede e as altas taxas de transação trouxeram algumas decisões difíceis, como a de implementar o Protocolo de pagamento para todos os pagamentos em Bitcoin. ”
Embora o BIP70 tenha ajudado a eliminar o congestionamento da rede, também limitou os usuários a determinadas carteiras Bitcoin, Bitcoin Cash (BCH) e Ether (ETH). De acordo com uma publicação do Reddit em 2018, os usuários do BitPay reclamaram que os pagamentos não podiam ser feitos usando algumas das carteiras mais populares, como a Coinbase e a Bitcoin Wallet.
Protocolo JSON deve permanecer
À medida que o BitPay começa a adicionar suporte para todas as carteiras Bitcoin, Pair mencionou que a plataforma continuará a usar o protocolo de pagamento JSON, “pois temos muitas carteiras em andamento procurando apoiar isso”.
Pair explicou que o BitPay implementou seu protocolo de pagamento JSON em fevereiro de 2018 (além do BIP70) como resultado de problemas de suporte ao cliente. O protocolo de pagamento JSON ajudou a reduzir as taxas de erro do BitPay para quase zero por cento no momento.
O volume de dólares perdidos por erros de pagamento de criptomoeda caiu drasticamente de mais de 8% (em dezembro de 2017) para bem menos de 1% do volume total de dólares processados do BitPay.
Um post que anunciava o protocolo JSON explicou que a interface fornece comunicação direta entre uma carteira e os servidores da BitPay, observando:
“Se uma carteira enviar um pagamento incorreto ao BitPay, os servidores do BitPay rejeitarão a transação. Isso impede que quaisquer transações que resultem em falha no pagamento cheguem à blockchain do Bitcoin e custem aos usuários taxas desnecessárias de minerador. Esperamos que essa alteração nos permita reduzir os erros de pagamento a zero. ”
Quanto às carteiras que realizam transações normais de Bitcoin ou Bitcoin Cash, Pair observou que o BitPay espera ver menos erros de pagamento e exceções daqui pra frente:
“Os traders aumentaram as oportunidades de vendas de milhões de titulares de carteiras globais que não implementaram o protocolo de pagamento e os consumidores têm mais locais para fazer compras. Como resultado, a adoção mainstream para o Bitcoin e as criptomoedas está no horizonte. ”