Bitcoin faz dez anos no aniversário do bloco-gênese

O dia de hoje marca dez anos da criação do primeiro bloco na blockchain do Bitcoin.

O dia de hoje, 3 de janeiro, marca dez anos da criação do primeiro bloco na blockchain do Bitcoin (BTC).

Conhecido em linguagem mais técnica como um “bloco-gênese”, o primeiro bloco em uma blockchain é único, pois – logicamente – não contém referências a nenhum bloco anterior e é sempre embutido no software da rede, estabelecendo todas as informações e variáveis ​​necessárias para criar a blockchain seguinte.

Enquanto as bases teóricas do Bitcoin foram lançadas com a publicação do informe oficial do livro-branco do Bitcoin de 31 de outubro de 2008, 3 de janeiro de 2009 testemunhou a primeira implementação prática da primeira criptomoeda do mundo – a realização de um sistema peer-to-peer e criptograficamente seguro para transações em dinheiro digital.

Como os dados da ferramenta Bitcoin Block Explorer indicam, o bloco 0 – contado como bloco 1 em versões muito antigas da blockchain – foi minerado em 3 de janeiro de 2009 às 13:15:05 EST, com uma recompensa de 50 BTC. Hoje, a recompensa valeria cerca de US $ 191.350, mas na época seu valor era inestimável – o primeiro preço de negociação registrado para o Bitcoin foi anotado em 17 de março de 2010 na agora extinta plataforma de negociação bitcoinmarket.com, com um valor de US $ 0,003. .

O inventor da criptomoeda – a pessoa ou coletivo ainda misterioso identificado apenas como Satoshi Nakamoto – incorporou o código hexadecimal da base de meodas do bloco-gênese com uma manchete criptografada do Times de 3 de janeiro de 2009, referindo-se ao resgate dos bancos do Reino Unido. Quando decodificado, esse aceno secreto para o contexto econômico e político que deu o impulso para a invenção da moeda é o seguinte:

“The Times 03/Jan /2009 Chanceler à beira de um segundo resgate aos bancos”

As consequências da falência do Lehman Brothers no outono de 2008 foram o ponto de inflexão para a turbulência econômica, a recessão global e, subsequentemente, a controversa justificativa “grande demais para falir” para a intervenção do Estado. Em meio a esse contexto, a inovação de Nakamoto propôs uma alternativa ousada – uma troca digital desintermediada, não controlada pelo Estado e de reserva de valor – para o sistema incumbente em dificuldades.

Dez anos depois, o mistério que encobre o inventor do Bitcoin continua impenetrável como sempre. Aqueles dentro e fora da comunidade cripto começaram a tentar determinar a identidade de Nakamoto já em outubro de 2011, apenas alguns meses depois que a figura misteriosa ficou em silêncio pela primeira vez.

No momento desta publicação, o Bitcoin estava sendo negociado a US $ 3.831 – um crescimento de 127.699.900% desde o primeiro seu valor de negociação registrado.

Você pode gostar...