Adesivo com Bitcoin em Goiânia – GO pede o fim da ‘Nova CPMF’

Novo tributo defendido pelo ministro da Economia Paulo Guedes pode afetar transações com criptomoedas

Um investidor de criptomoedas ficou surpreso ao encontrar um adesivo com a logomarca do Bitcoin colado em um poste em Goiânia – GO pedindo para que a “Nova CPMF” não seja aprovada.

De acordo com o depoimento do usuário no Facebook, o adesivo foi encontrado “numa bela manhã de domingo” no bairro Nova Suíça na capital goianiense. Esse é o primeiro registro de um adesivo de Bitcoin que faz menção ao imposto sobre transações que pode ser aprovado pelo governo federal.

Desse modo, o adesivo surgiu em forma de protesto contra a nova tributação defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Conforme noticiou o Cointelegraph anteriormente, a incidência de um novo imposto poderia até afetar transações com Bitcoin.

Adesivo com Bitcoin

O adesivo de Bitcoin que faz menção a “Nova CPMF” foi encontrado pelo investidor conhecido como ‘Alt Júpiter’ de Goiânia – GO neste último domingo (18), segundo publicação no grupo Bitcoin Brasil.

Assim, alguns usuários decidiram comentar sobre o imposto brasileiro que pode ser criado e que foi mencionado ao lado do Bitcoin no adesivo. O novo tributo defendido pelo ministro da Economia Paulo Guedes ainda foi comparado pelos investidores com a taxa cobrada em transações envolvendo criptomoedas.

Dessa forma, para o trader Oswaldo Silva, uma “Nova CPMF” poderia “aumentar mais um imposto” no Brasil, o que deve refletir no preço das negociações envolvendo o Bitcoin.

“O Estado vai acrescentar a CPMF e aumentar mais um imposto.”

No entanto, um dos usuários questiona que quem investe em Bitcoin “vai doer menos” uma “Nova CPMF”. Assim, durante a discussão sobre o tributo, o usuário Mateus Guimarães afirma que o “CPMF já está presente no Bitcoin”, como se o imposto pudesse ser comparado com as taxas cobradas em transações com a criptomoeda.

“CMPF é um imposto sobre movimentação de ‘grana’. Para movimentar Bitcoin sempre se paga taxa também. Sendo assim, o amigo só fez nos lembrar que não tenham medo. O CPMF já está presente no Bitcoin. Ou seja, para quem usa BTC, o novo imposto vai doer menos.”


Adesivo com Bitcoin foi encontrado em Goiânia – GO (Reprodução/Facebook)

Nova CPMF

A criação de um novo tributo no Brasil é defendida pelo ministro da Economia Paulo Guedes no que seria o processo de reforma tributária do país. Assim, a intenção de uma “Nova CPMF” seria ‘cobrir’ eventuais perdas fiscais em um processo de desoneração da folha de pagamento para o empregador.

Porém, a tributação de operações financeiras ainda é controversa e gera grandes debates sobre a “Nova CPMF” que ainda não foi apresentada ao congresso nacional.

Segundo a proposta, transações digitais que envolvem dinheiro deveriam ser tributadas em 0,2% com a “Nova CPMF”. Dessa forma, a compra e venda de Bitcoin que envolve transações bancárias também poderia ser afetada.

Intervenção artística

O adesivo de Bitcoin colado em um poste em Goiânia – GO foi o primeiro a mencionar a “Nova CPMF”, porém, existem outros adesivos com a criptomoeda espalhados por todo o Brasil.

Assim, no Twitter existe uma conta chamada “Bitcoin Street Art” que coleciona imagens de adesivos de Bitcoins em todo o mundo, consideradas uma intervenção artística envolvendo a criptomoeda.

Em uma recente publicação do perfil “Bitcoin Street Art” nas redes sociais é possível ver um adesivo de Bitcoin com a frase “acaba com a gastança”. Nesse caso, o adesivo foi encontrado colado em um poste em São Paulo – SP.

Leia Mais:

Você pode gostar...