Preço do Bitcoin dobra em 26 dias; o que impulsiona o rali?
O preço do Bitcoin aumentou duas vezes em menos de um mês, passando de US$ 3.600 para mais de US$ 7.350. Aqui estão três fatores principais que provavelmente contribuíram para isso.
O preço do Bitcoin (BTC) aumentou duas vezes em menos de um mês, passando de US $ 3.600 para US $ 7.350. Embora os traders acreditem que uma combinação de muitos fatores tenha causado o aumento, há três fatores principais que provavelmente contribuíram para isso.
Os três fatores são um aumento significativo nas compras no local, uma queda excessivamente grande de US $ 4.000 e a recuperação imediata do BTC para os principais níveis de suporte.
Fator 1: Spot em alta
Coinbase, Kraken, Binance, Bitfinex e outras bolsas spot tiveram um aumento substancial no volume de compras após a queda de 13 de março que levou o BTC a cair de US $ 8.000 para US $ 3.600 em um período de 24 horas.
Simultaneamente, o interesse aberto – um termo usado para descrever o número total de contratos longos e curtos abertos em um determinado momento – mergulhou nas principais bolsas de futuros, incluindo BitMEX, Binance Futures e OKEx.
Juros em aberto agregados a futuros de Bitcoin. Fonte: Coinbase, Skew
O acentuado declínio no interesse aberto nas bolsas de futuros e o claro aumento no volume de compras à vista levaram essencialmente a uma mudança no mercado. O mercado de câmbio à vista começou a controlar a tendência de preços do Bitcoin, em vez do mercado futuro.
O mercado futuro geralmente causa extrema volatilidade no preço do Bitcoin porque os comerciantes usam alavancagem (fundos emprestados) para negociar criptomoedas, enquanto no mercado à vista, os investidores estão vendendo e comprando Bitcoin sem capital emprestado.
A mudança estabilizou o mercado, permitindo que o preço do Bitcoin se recuperasse sem recuos graves e com volatilidade relativamente baixa.
Fator 2: o BTC nunca deveria cair abaixo de US $ 4.000 em primeiro lugar
Em 31 de março, a Coinbase divulgou uma postagem no blog detalhando a tendência do mercado após a queda do Bitcoin, para US $ 3.600.
A bolsa disse que a maioria dos usuários da plataforma comprou Bitcoin após a queda abrupta, acrescentando que a cascata de liquidações fez com que o BTC caísse muito mais baixo nas bolsas de futuros do que nas bolsas à vista.
A Coinbase explicou:
“As liquidações em cascata foram as mais proeminentes no BitMEX, que oferece produtos altamente alavancados. Em meio à liquidação, um Bitcoin no BitMEX estava sendo negociado bem abaixo do de outras bolsas. Não foi até o BitMEX entrar em manutenção com volatilidade máxima (citando um ataque DDoS) que as liquidações em cascata foram pausadas e o preço imediatamente se recuperou. Quando a poeira baixou, o Bitcoin havia subido brevemente abaixo de US $ 4000 e estava sendo negociado em meados dos US $ 5000. ”
Isso abre a teoria de que o Bitcoin nunca deveria ter caído para os US $ 3.000, em primeiro lugar, o que explica a rápida recuperação em forma de V para US $ 7.350.
Fator 3: Recuperação rápida para os principais níveis de suporte
Desde o início de 2018, o nível de US $ 5.800 tem atuado como uma área de suporte historicamente importante. Ele evitou que o preço caísse para a faixa de US $ 3.000 a US $ 4.000, com exceção de dezembro de 2018.
O preço do Bitcoin se recuperou da região de US $ 3.000 para US $ 5.800 rapidamente, em sete dias. O nível de US $ 5.800 agiu como um piso forte depois de ser testado três vezes em março, permitindo que o Bitcoin visse um rali prolongado.
Vários traders de alto nível disseram que após a quebra de US $ 7.300, o nível de resistência de US $ 7.700 provavelmente será a próxima área a ser visitada pelo Bitcoin no curto prazo.