Bitcoin se segura acima dos US $ 6.000 enquanto os números da indústria alertam sobre os “benefícios” do ETF
Os preços do Bitcoin (BTC) subiram cerca de 0,05% na quinta-feira, 16 de agosto, trazendo a criptomoeda líder para acima dos US $ 6 mil depois de uma queda no mercado que testemunhou o BTC caindo abaixo da barreira psicológica em 14 de agosto.
Visualização do mercado da Coin360
Os dados do rastreador de preços da Cointelegraph mostram ganhos mensais gerais de 2,5% para o Bitcoin no momento da confecção deste texto, apesar da correção mais recente da alta semanal de cerca de US $ 6,6 mil, contra perdas de quase 10% na semana.
Continuando sua tendência de volatilidade de curto prazo, o par BTC/USD está atualmente em torno de US $ 6.407, com comentaristas ansiosos para ver se o apoio de US $ 6.000 se consolidou.
Gráfico de preços de 7 dias do Bitcoin. Fonte: Coinmarketcap
O desempenho dos preços ocorre à medida que a indústria de criptomoedas se torna cada vez mais indiferente ao efeito potencial de uma aceitação ou rejeição por parte dos reguladores norte-americanos de um fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin.
Anteriormente saudado como um fator que poderia impulsionar ou deflacionar mercados de forma significativa, Andreas Antonopoulos se juntou a Nick Szabo com um novo ceticismo dos ETFs esta semana, com o último argumentando que eles “podem causar mais problemas do que valem”.
Em uma gravação de sessão de perguntas e respostas, Antonopoulos descreveu os ETFs como “um esquema multibilionário de ‘não suas chaves, não seu Bitcoin’”.
Além do Bitcoin, as preocupações com as altcoins continuam, com o Ethereum (ETH) se recuperando um pouco na quinta-feira, mas ainda enfrentando perdas semanais de quase 30% e mensais se aproximando dos 33%.
No momento da confecção deste texto, o par ETH/USD estava em cerca de US $ 292, vários pontos percentuais abaixo dos mínimos anteriores esta semana, o que marcou a maior queda da maior altcoin desde setembro de 2017.
Gráfico de preços de 7 dias do Ethereum. Fonte: Coinmarketcap
Outras grandes altcoins registraram um crescimento amplamente estável, com exceção do Stellar (XLM), que está em queda de cerca de 3% no dia, sendo negociado em torno de US $ 0,22 no momento da confecção deste texto. Outra altcoin que vai despontando é o Ethereum Classic (ETC), cuja adição à Coinbase pode ter mandado os preços às alturas de mais de 16 por cento no dia, com a moeda sendo negociada atualmente em torno de US $ 14,09 no momento da confecção deste texto.
O valor total de mercado é de cerca de US $ 207 bilhões no momento da confecção deste texto, um número visto pela última vez em novembro de 2017.
Fonte: Cointelegraph