Escassez de Bitcoin aumentam após colapso de exchanges tirar de circulação 1,2 milhão BTC

Dados históricos sobre quedas no mercado cripto revelaram que 14 exchanges, juntas, são responsáveis pela perda de até 1.195.000 BTC, representando 6,3% dos 19,2 milhões BTC atualmente em circulação.

Um dos maiores fatores que diferenciam o Bitcoin (BTC) das moedas fiduciárias e da maioria das criptomoedas é o limite rígido de 21 milhões em sua oferta total de circulação. O fim de inúmeras exchanges na última década, no entanto, retirou de circulação permanentemente, pelo menos, 5,7% (1,2 milhão de BTC) do total de Bitcoins emitíveis.

A falta de clareza em torno da prova de reservas das exchanges surgiu como a principal razão para seus colapsos repentinos, como visto recentemente com a FTX. Dados históricos sobre quedas no mercado cripto revelaram que 14 exchanges cripto, juntas, foram responsáveis ​​pela perda de 1.195.000 BTC, o que representa 6,3% dos 19,2 Bitcoins atualmente em circulação.

Bitcoin lost due to defunct crypto exchanges. Source: Casa Blog

Uma investigação conduzida por Jameson Lopp, cofundador e diretor de tecnologia da plataforma de armazenamento de Bitcoin CasaHODL, revelou que a Mt. Gox mantém a primeira posição quando se trata de exchanges que perderam saldos em BTC.

Embora a escassez do Bitcoin esteja diretamente relacionada ao seu valor como ativo, Lopp apontou que as ofertas falsas de Bitcoin atualmente ameaçam o ecossistema, acrescentando que “o Bitcoin não será uma grande reserva de valor se a maioria das pessoas estiver comprando Bitcoins falsos”. As investigações confirmam que pelo menos 80 criptoativos têm “Bitcoin” em seus nomes, com o objetivo apenas de enganar os investidores de BTC.

Como resultado, os investidores que compram os falsos ativos que se passam por Bitcoin afetam negativamente a valorização do preço do Bitcoin original.

Para garantir a posição do Bitcoin como dinheiro sólido, a autocustódia surge como a maneira mais eficaz de reduzir a dependência de exchanges e contratos corporativos de “Bitcoin de papel”.

O presidente salvadorenho Nayib Bukele anunciou planos para adquirir 1 BTC todos os dias, a partir de 17 de novembro de 2022.

Registros públicos mostram que El Salvador detém atualmente 2.381 BTC a um preço médio de compra de US$ 43.357. O desempenho estagnado do Bitcoin, porém, abriu uma janela de oportunidade para o país reduzir substancialmente seu preço médio de aquisição do Bitcoin.

Leia mais:

Você pode gostar...