Proponente do Bitcoin afirma que recompensas de PoS não são ‘rendimentos’, Vitalik responde
Buterin respondeu às críticas alegando que as recompensas de mineração baseadas em PoW não são muito diferentes do sistema PoS, no entanto, Wertheimer foi rápido em apontar as diferenças.
O desenvolvedor independente e proponente do Bitcoin, Udi Wertheimer, criou bastante burburinho no Crypto Twitter no início da segunda-feira (12/09), depois de afirmar que um sistema de recompensa de rendimento baseado em prova de participação (PoS) para stake é mais uma penalidade para não-stakers.
Wertheimer, que é um conhecido crítico da Ethereum, acredita que o sistema de recompensa de staking de PoS não é exatamente uma recompensa de rendimento. No staking de PoS, um usuário não pode fazer nada com seu ETH apostado, enquanto aqueles que não apostam seus tokens e participam de outras atividades da rede não são recompensados.
Com o The Merge Ethereum a apenas alguns dias, a crítica ao sistema PoS não caiu bem na comunidade Ethereum, incluindo o cofundador Vitalik Buterin.
Buterin respondeu às críticas de Wertheimer alegando que a mineração de Bitcoin não é muito diferente do staking de PoS, pois a mineração de prova de trabalho (PoW) “penaliza qualquer pessoa que tenha uma porcentagem menor de poder de hash do que sua porcentagem do fornecimento de moedas”.
E o PoW penaliza qualquer pessoa que tenha uma porcentagem menor de poder de hash do que a porcentagem da oferta de moedas ☺️
(Na verdade, penaliza muito mais do que isso por causa do lucro — vitalik.eth (@VitalikButerin) 12 de setembro de 2022
Wertheimer foi rápido em lembrar Buterin que mineradores e detentores são dois conjuntos diferentes que não necessariamente se sobrepõem no ecossistema PoW, enquanto o mesmo não pode ser dito para o sistema PoS. Ele explicou ainda que, com o staking líquido, pode-se esperar que os detentores e os stakers se sobreponham devido à falha no sistema de recompensa.
Outro usuário alegou que o rendimento vem da taxa de gás paga pelo usuário pelo processamento da transação, no entanto, Wertheimer foi rápido em apontar que, em uma taxa média por bloco, é apenas 1% do total de recompensas de rendimento.
as pessoas esperam 2-5% de “rendimento”, se você contar apenas as taxas, eles obterão 0,03% de rendimento, então, umm, pergunte a eles se eles acham isso legal
— Udi Wertheimer (@udiWertheimer) 12 de setembro de 2022
Assim, o restante da recompensa de rendimento deve vir de outro lugar, o que muitos acreditam que poderia vir da impressão de mais ETH, tornando o valor do ETH existente mais baixo e inflacionário.
Se os desenvolvedores de ETH decidirem imprimir mais ETH e entregá-lo às pessoas ‘apostando’, isso não é rendimento, mas apenas inflação simbólica às custas dos detentores.
1º Princípio: se eles aumentarem as recompensas para 50%, isso significa que eles criaram um rendimento de 50%? Não.
ETH já é ótimo, não precisa inventar nada https://t.co/SCaUbn9VTy
— Jordi Alexander (@gametheorizing) 26 de julho de 2022
O The Merge previsto entre 13 e 15 de setembro, dependendo do poder de hash da rede, fará com que a Ethereum mude para um consenso de mineração PoS de seu atual PoW. Os desenvolvedores e proponentes da Ethereum afirmam que a mudança tornaria a rede mais amigável ao meio ambiente e escalável. No entanto, os críticos apontaram o aspecto de centralização do Merge e como a mudança pode tornar a rede Ethereum mais vulnerável a riscos de segurança.
VEJA MAIS: