64% do ETH em stake é controlado por 5 entidades, revela a Nansen

Novo relatório da Nansen investiga a distribuição de ETH em stake, respectivos detentores e possíveis ramificações à medida que o The Merge se aproxima.

Um relatório da plataforma de análise de blockchain Nansen destaca 5 entidades que detêm 64% do Ether (ETH) antes da tão esperada fusão da Ethereum com a Beacon Chain.

A mudança do Ethereum de prova de trabalho para prova de participação está programada para ocorrer nos próximos dias após as atualizações finais e os shadow forks a serem concluídos no início de setembro. O componente chave do The Merge vê os mineradores não serem mais usados ​​como validadores, substituídos por stakers que apostam o ETH para manter a rede.

O relatório da Nansen destaca que pouco mais de 11% do total de ETH circulante está apostado, sendo 65% líquido e 35% ilíquido. Há um total de 426.000 validadores e cerca de 80.000 depositantes, enquanto o relatório também destaca um pequeno grupo de entidades que comandam uma parcela significativa do ETH apostado.

Três grandes exchanges de criptomoedas respondem por quase 30% do ETH apostado, ou seja, Coinbase, Kraken e Binance. Lido DAO, o maior provedor de staking do Merge, responde pela maior quantidade de ETH apostado com uma participação de 31%, enquanto um quinto grupo de validadores não rotulados detém 23% do ETH apostado.

A Lido e outros protocolos de staking de líquidos on-chain descentralizados foram inicialmente configurados como um contra-risco para as exchanges centralizadas que acumulam a maioria do ETH apostado, uma vez que essas empresas são obrigadas a cumprir os regulamentos jurisdicionais.

O relatório de Nansen enfatiza a necessidade de a Lido ser suficientemente descentralizado para permanecer resistente à censura. Os dados da Onchain mostram que a propriedade do token de governança do Lido (LDO) está concentrada, com grupos de grandes detentores de token potencialmente carregando risco de censura.

“Por exemplo, os 9 principais endereços (exceto tesouraria) detêm aproximadamente 46% do poder de governança, e um pequeno número de endereços normalmente domina as propostas. As apostas para a descentralização adequada são muito altas para uma entidade com uma participação majoritária potencial de ETH em stake.”

A Nansen também admite que a comunidade LIDO está buscando ativamente soluções para o risco potencial de centralização excessiva, com iniciativas que incluem governança dupla, bem como um conjunto de validadores distribuídos legal e fisicamente propostos.

Dada a queda contínua nos mercados de criptomoedas, a maioria do ETH apostado está atualmente sem lucro – uma queda de ~ 71%. Enquanto isso, 18% de todo o ETH apostado é detido por stakers ilíquidos que estão com lucro.

A Nansen sugere que essa categoria de apostadores é a mais propensa a vender seu ETH assim que as retiradas forem habilitadas na atualização de Xangai. Os temores de uma grande liquidação no The Merge são injustificados, pois as retiradas de ETH só serão possíveis de 6 a 12 meses após o The Merge.

“Mesmo assim, nem todos podem retirar seu stake de uma só vez, pois há uma fila de saída para validadores semelhante à fila de ativação de cerca de seis validadores (geralmente 32 ETH cada) por época (~ 6,4 min).”

Nansen observa que, se todos os validadores retirassem seus ETH em stake e deixassem de ser validadores, isso levaria cerca de 300 dias com mais de 13 milhões de ETH apostados.

A plataforma de blockchain e análise anunciou o lançamento de um novo braço de pesquisa e educação ao lado de seu relatório Merge, com o objetivo de casar sua análise de dados on-chain com masterclasses e trabalhos de pesquisa. O Nansen Research Portal também publicará relatórios de pesquisa de especialistas do setor de vários parceiros do setor de blockchain e criptomoeda.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...