Força do Bitcoin se intensifica à medida que amantes do risco voltam ao mercado de criptomoedas

A força do preço do Bitcoin se intensifica à medida que traders amantes do risco trazem volume de volta ao mercado de criptomoedas.

O início de 2023 forneceu ao Bitcoin (BTC) indicadores de alta e a recuperação para uma alta acumulada no ano de US$ 21.647 deixou os traders de criptomoedas esperançosos de que a pior parte do mercado de baixa tenha terminado. O efeito do aumento da ação de alta do preço do BTC também está sendo transferido para o Ether (ETH) e as ações de mineração de Bitcoin.

A melhoria no Índice de Medo e Ganância do Bitcoin, que agora está em zona neutra, é possivelmente impulsionada por aumentos do volume negociado, dados on-chain do Bitcoin e a dissociação do preço do BTC em relação aos mercados de ações. Embora nem todos os analistas acreditem que o fundo do mercado está cosolidado, vamos mergulhar nos dados.

Volume de negociação e retorno de volatilidade

A alta do preço do Bitcoin foi acompanhada por um crescimento maciço no volume de negociação. Na semana passada, o volume de BTC mais que dobrou, atingindo US$ 10,8 bilhões, um aumento de 114% em sete dias.

Volume de Negociação do Bitcoin. Fonte: Arcane Research

O aumento do volume negociado normalmente está correlacionado com um aumento na volatilidade. Embora os atuais níveis de volatilidade de 2,4% em sete dias ainda estejam abaixo da média de sete dias de 2022 de 3,1%, o Bitcoin permaneceu consistente durante o rali de 2023.

Volatilidade de 30 dias e de 7 dias do BTC. Fonte: Arcane Research

As exchanges centralizadas (CEX) têm lutado contra o baixo volume de negociação, que resulta no menor recolhimento de taxas de transação, induzindo demissões de funcionários. O aumento no volume para todas as exchanges provavelmente é uma notícia bem-vinda.

Aumento do volume de negociação coincide com retorno dos lucros

Os lucros realizados on-chain do Bitcoin estão testando novamente o valor ajustado da taxa de lucro de saída gasta (aSOPR) de 1,0, que alguns analistas acreditam ser um nível de resistência chave. A métrica aSOPR mostra historicamente uma mudança na trajetória geral do mercado à medida que os lucros são absorvidos pelos volumes de negociação.

Média móvel exponencial de 7 dias do BTC aSOPR . Fonte: Glassnode

De acordo com a Glassnode:

“Uma quebra acima da aSOPR e, idealmente, um novo teste bem-sucedido de 1.0 geralmente sinaliza uma mudança de regime significativa, à medida que os lucros são realizados e uma demanda suficiente flui para absorvê-los.”

Revertendo uma tendência que começou em maio, a taxa de lucros e prejuízos realizados on-chain para o BTC está acima do nível 1,0, atingindo 1,56 de lucro sobre perdas em 16 de janeiro.

Quando mais traders estão no verde realizando lucro sem que o preço despenque, isso sinaliza a força do mercado.

Razão de lucros e prejuízos realizados para o BTC. Fonte: Glassnode

A análise on-chain também está mostrando sinais positivos de que a recuperação do Bitcoin está potencialmente a caminho. Quanto mais o mercado puder absorver a pressão de venda sem capitulação de preço, maiores as chances de redução do medo geral do mercado e de uma possível mudança macro.

Correlação do Bitcoin com ações diminui

A volatilidade, os lucros realizados e o volume de negociação estão ajudando o Bitcoin a se descolar do mercado de ações. Conforme relatado pelo Cointelegraph, a ação do preço do Bitcoin normalmente está intimamente relacionada às ações dos EUA.

A correlação de 30 dias do Bitcoin com o índice Nasdaq atingiu 0,29 em 17 de janeiro, a maior divergência do BTC em relação às ações desde dezembro de 2021.

Vetle Lunde, analista sênior da Arcane Research, explica o que a dissociação significa para o mercado de Bitcoin:

“A diminuição das correlações é um desenvolvimento positivo para o mercado.”

A correlação anterior do Bitcoin com as ações pode ter sido causada por investidores institucionais agrupando o BTC junto a outros ativos de risco e grandes empresas de tecnologia, como a Tesla, mantendo a exposição ao criptoativo.

Agora que investidores institucionais e as empresas em crescimento detêm menos Bitcoin, a correlação tende a diminuir no futuro.

Os mercados de ações podem continuar oscilando devido à resiliência da inflação nos EUA e na Europa, mas a divergência do Bitcoin em relação ao mercado de ações pode ajudar o BTC a se tornar um investimento de proteção contra o risco. Segundo alguns analistas, se o Bitcoin puder se tornar um hedge para as ações, os investidores institucionais podem retornar ao mercado.

As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.

LEIA MAIS

Você pode gostar...