Preço do Bitcoin deve agora quebrar US$ 8,2 mil para terminar a série perdida de 6 meses
O preço do Bitcoin precisa ultrapassar os US$ 8,2 mil para gerar um novo mercado altista, enquanto as altcoins continuam a subir mais devido à baixa volatilidade no preço do BTC
Embora o Bitcoin ( BTC ) esteja entre US $ 6.800- US $ 8.200, algumas altcoins mostraram movimentos impressionantes durante a semana passada. Alguns exemplos são MATIC (+ 83%) e RVN (+ 46%). Esses movimentos geralmente ocorrem durante períodos de baixa volatilidade no Bitcoin.
Desempenho diário do mercado de criptografia. Fonte: Coin360
Agora que o Bitcoin está tentando subir acima de US $ 7.600, em sua faixa de negociação anterior, são necessárias novas análises e perspectivas para ver se o mercado pode fornecer um movimento contínuo de alta para os altcoins.
Bitcoin preso em uma faixa de baixa
A tendência do Bitcoin ainda não é positiva como é mostrado no gráfico de 12 horas abaixo.
Gráfico de 12 horas do BTC USD. Fonte: TradingView
A tendência ainda é baixa, onde são criados altos e baixos mais baixos. No entanto, o preço encontrou temporariamente um fundo entre US $ 6.500 e US $ 6.800. Desde essa formação inferior, é definido um intervalo entre US $ 6.800 e US $ 7.800, no qual a área de US $ 7.800 é a zona de resistência superior.
Outro indicador que fornece confirmações vinculadas ao intervalo é a diminuição do volume dentro desse intervalo. Durante a queda de US $ 8.400 para US $ 6.500, o preço começou a acelerar, o que causou um aumento no volume.
No entanto, no momento em que o preço está dentro de um intervalo, o volume geralmente diminui e desaparece. A conseqüência é que o estranho padrão “Bart Simpson” acontece e ocorrem caçadas de liquidação.
Por quê? O volume é globalmente mais baixo, o que também significa que os livros de pedidos são limitados. Isso resulta em movimentos de stop hunt mais fáceis, pois o volume necessário para executar esse movimento é muito menor.
Suporte localizado no gráfico de 4 horas
Gráfico de 4 horas do BTC USD. Fonte: TradingView
O gráfico de 4 horas mostra os mesmos níveis de intervalo. O preço não conseguiu eliminar a resistência de US $ 7.800, através da qual o preço recuou para a área verde em torno de US $ 7.000 para um teste de suporte.
Esse suporte confirmado (incluindo divergências de alta em prazos menores) e o preço voltou para as partes superiores do intervalo na área de US $ 7.800.
O nível de US $ 7.400 é mais importante por enquanto, pois é um nível horizontal saudável, onde o preço precisa ser mantido para justificar uma tendência contínua de alta.
Construção de fundo de cunha caindo
Gráfico de 2 horas do BTC USD. Fonte: TradingView
O gráfico de duas horas mostra uma queda na construção da cunha, o que levou à fuga para US $ 7.800. No entanto, no mesmo dia, o preço voltou à área de suporte anterior, na qual a zona verde confirmou novamente a área de suporte.
Então, ocorreu um ganho lento natural para a área de US $ 7.400, e agora o preço finalmente ultrapassou esse nível (como é reconhecido pela seta).
Capitalização de mercado total presa à queda da estrutura de cunha
Gráfico de capitalização total de mercado. Fonte: TradingView
A capitalização total de mercado está mostrando uma estrutura semelhante à do Bitcoin. No entanto, é mais uma estrutura de cunha em queda, em vez de um canal de tendência descendente (mesmo que os dois não tenham muitas características distintivas).
Nesse sentido, a área roxa ainda está segurando como suporte, enquanto a resistência define a faixa superior em US $ 213 bilhões.
O padrão está se repetindo novamente?
Gráfico de capitalização total de mercado. Fonte: TradingView
Os movimentos recentes do mercado de criptomoedas estão mostrando semelhanças com os movimentos que ocorreram ao longo de outubro. Com isso, é provável que ocorra um empurrão para cima em direção às zonas de US $ 215-217 bilhões (semelhantes aos movimentos de outubro).
Se isso ocorrer, a liquidez do mercado é levada ao lado positivo, o que tornaria o mercado otimista em geral. Se o preço for novamente rejeitado nessa área de resistência, é provável que seja necessário um novo teste da área roxa. Com isso, o preço é capaz de obter liquidez pelo lado negativo e criar divergências de alta, geralmente marcando uma formação de fundo.
Isso seria ruim?
De modo nenhum!
Lembre-se de que o preço veio de US $ 3.100 no início deste ano e atualmente está testando em que nível de suporte pode ser encontrado (e um potencial mais baixo). Se o preço e a capitalização total do mercado puderem fazer isso aqui, o desempenho do mercado em 2020 poderá ser surpreendente. A questão é: o que é necessário para perspectivas otimistas no curto prazo?
Cenário de alta
Cenário de alta do BTC USD. Fonte: TradingView
Ainda assim, vários cenários podem se qualificar para um cenário de alta. A visão de curto prazo é bastante rigorosa, na qual a área de US $ 7.400 desempenha um papel importante. A área verde em torno de US $ 7.400 precisa ser mantida como suporte neste cenário. Se for esse o caso, é provável que ocorra uma continuação em direção à resistência de US $ 7.800 e à principal zona de resistência superior em US $ 8.200.
No entanto, lançando-se em direção a um horizonte maior, o preço precisa limpar essa área de US $ 8.200 para confirmar uma mudança de tendência. Por quê? Bem, com esse impulso, o preço será capaz de interromper a tendência de baixa e iniciar uma tendência potencial de alta.
Cenário de baixa
Cenário de baixa do BTC USD. Fonte: TradingView
O cenário de baixa precisa de um pouco mais de explicação. De qualquer maneira, um teste de US $ 7.800 pode ocorrer por meio do qual uma rejeição severa (de preferência uma mecha e uma queda instantânea) precisa ocorrer. É mais provável que isso seja seguido por uma queda abaixo de US $ 7.400.
No entanto, por outro lado, se US $ 7.400 não fornecerem o suporte necessário, essa perspectiva de baixa também poderá ocorrer.
Seria de esperar ver a área inferior para sustentar o apoio? Para ser honesto, parece improvável, mas os traders estarão observando atentamente para ver mais desvantagens nas quais a região de US $ 6.800 se torna interessante. Pode até ser possível limpar a liquidez abaixo dos mínimos antes que o preço possa subir para US $ 8.000.
Ansioso
é claro que a volatilidade do Bitcoin está diminuindo e pode permanecer baixa por algumas semanas. O intervalo é definido pela área de US $ 6.800 a US $ 8.000, onde o preço do Bitcoin pode ficar pairando por algumas semanas antes de testar a linha de tendência descendente.
O que isso significa para a ação do preço no mercado de altcoin? Possivelmente, as altcoins terão mais espaço para fazer suas jogadas e essas jogadas com limite de alcance são bastante atraentes para os operadores de alavancagem.
Não fique estressado com movimentos mínimos de Bitcoin dentro de uma faixa de aperto – concentre-se no prazo mais longo.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.