Chile emite alerta contra pirâmides de criptomoedas e cita Airbit Club, One Coin e Bitcoin Vault

20 empresas que teriam promovido fraudes usando criptomoedas foram listadas em alerta no Chile

Uma entidade chilena dedicada ao combate de fraudes usando criptomoedas emitiu um alerta no país contra 20 empresas que promovem fraudes usando criptomoedas, muitas delas conhecidas no Brasil.

Segundo o Livecoins, a Associação Chilena de Criptotecnologias, referência no combate a fraudes cripto no país, promove a educação da população sobre a criptoesfera.

O crescimento de pirâmides e fraudes, como aconteceu no Brasil em 2019, levou a associação a emitir alerta contra as seguintes empresas: Bitcoin Vault, AirBit Club, OneCoin, Trust Investing, Bitcheke, EasyBizzi, iMarkets Live (IM Mastery Academy), Bitcoin Value, Mind Capital, Forsage, Toway Group, NeuronetMX, Dyzine, Kuailian, Kuvera, Stratus Academy, iComTech, Weltsys e Aenternam Group.

Entre os nomes mais conhecidos, a OneCoin é a mais relevante, por comandar fraudes em diversos países do mundo. A líder da pirâmide internacional, Ruja Ignatova, é foragida há anos, sem traços de seu paradeiro. No auge da OneCoin, ela participava de programas de TV e grandes eventos falando sobre o “sucesso” da moeda, que sequer era baseada em blockchain: não passava de uma ilusão para atrair vítimas para o negócio.

Já a AirBit Club é bem conhecida no Brasil, chegando a ser vendida em cultos da Igreja Universal do Reino de Deus, como noticiou o Cointelegraph Brasil. Um dos líderes da pirâmide foi preso nos Estados Unidos recentemente.

E finalmente a Bitcoin Vault, que chama atenção na lista, é um projeto que nasceu como “cópia” do Bitcoin. As autoridades de outros lugares do mundo já emitiram alertas contra a moeda, como nas Filipinas, onde a Comissão de Valores Mobiliários classificou-a de esquema Ponzi.

Os criadores da criptomoeda, que tem derretido nos mercados, formam a Mining City, empresa que supostamente promove mineração em nuvem e lucros com o Bitcoin Vault. Com a moeda perdendo valor em velocidade galopante, os argumentos a favor dela têm rareado.

LEIA MAIS

Você pode gostar...