Preço do Bitcoin é ‘manipulado’ antes das datas de liquidação de futuros, sugere pesquisa

Novas descobertas da Arcane Research compõem as suspeitas existentes de que o vencimento de futuros faz com que os mercados de Bitcoin percam valor.

Novas pesquisas esta semana aumentaram as suspeitas de que as datas de liquidação dos futuros acabem manipulando o preço do Bitcoin (BTC).

Bitcoin cai 75% do tempo antes que os futuros expirem

De acordo com as descobertas da Arcane Research relatadas pelo canal de notícias norueguês de cripto Kryptografen em 24 de setembro, as datas de liquidação de futuros de Bitcoin do CME Group, em particular, parecem influenciar negativamente os mercados de BTC.

Analisando o comportamento dos preços de janeiro de 2018 a agosto de 2019, a empresa constatou que 75% das vezes imediatamente antes de o CME fazer pagamentos, o Bitcoin caiu.

O CME foi uma das primeiras operadoras a lançar futuros de Bitcoin em dezembro de 2017. Desde então, os juros atingiram o pico, com os volumes de negociação quebrando recordes históricos consecutivamente.

A Arcane publicou os números poucas horas antes de o Bitcoin ter despencado 15%, chegando a US$ 8.000. Esse evento ocorreu dias antes de uma grande data de liquidação: na sexta-feira, 50% dos juros em aberto nas opções de Bitcoin vão vencer.

O cronograma da semana também é notório após o lançamento de um novo produto de futuros da plataforma institucional de negociação Bakkt. Apesar de os volumes serem baixos, os executivos já reivindicaram a eficácia do produto em ajudar os mercados com a descoberta de preços.

De acordo com a empresa nas redes sociais, a queda inesperada no preço do Bitcoin foi um sinal de que o mercado encontrou seu verdadeiro valor.

Refletindo sobre a “manipulação deliberada”

Para a Arcane, no entanto, esse comportamento de preço é altamente suspeito.

“Os números apoiam, portanto, uma hipótese de que o preço do Bitcoin seja manipulado antes da liquidação da CME”, concluiu a Kryptografen. Acrescentou:

“Mas, os números não dizem nada sobre ‘manipulação deliberada’ ou, por exemplo, apenas um resultado da estratégia de cobertura dos investidores”.

Em agosto, a Arcane voltou às manchetes quando em outras descobertas, foi sugerido que o domínio do mercado de Bitcoin era de fato superior a 90%, em vez dos cerca de 70% relatados pelos rastreadores.

Você pode gostar...