Preço do Bitcoin atinge novo recorde à medida que o mercado de criptomoedas amadurece
Três tendências principais estão por trás da jornada de sucesso do Bitcoin rumo a novo recorde histórico acima de $ 19.892.
O preço do Bitcoin (BTC) atingiu oficialmente um novo recorde hoje, 1º de dezembro, passando de $ 19.892, após quase três anos, de acordo com dados da Coinbase and Tradingview.
Apesar da queda da semana passada, o preço do BTC conseguiu se recuperar durante o fim de semana. O BTC então ultrapassou facilmente a marca de $ 19.000 na segunda-feira, atingindo seu ponto mais alto, mesmo que em apenas algumas bolsas.
Existem três tendências principais que impulsionaram o aumento do BTC dos patamares de $ 3.600 em março para mais de $ 19.892. Isso inclui o aumento da demanda institucional, a redução da pressão de venda e a resiliência do BTC ao longo de 2020.
Dados sugerem que demanda institucional impulsionou a alta
A maioria das análises de dados da rede mostram que a demanda das instituições por Bitcoin tem aumentado rapidamente.
Em novembro, a Grayscale registrou as entradas líquidas mais altas de todos os tempos, e o mercado de futuros de Bitcoin da CME viu sua quantidade de contratos em aberto subir perto de US $ 1 bilhão.
A Grayscale, em particular, disse que mais instituições investiram em criptomoedas durante o terceiro trimestre de 2020 do que nunca.
Os números que a Grayscale vê são importantes para avaliar o interesse institucional no Bitcoin porque o Bitcoin Trust é normalmente o primeiro ponto de entrada para a maioria das instituições obter exposição ao BTC.
Nos Estados Unidos, não existe nenhum fundo negociado em bolsa (ETF) para Bitcoin e outras criptomoedas importantes. Portanto, o Grayscale Bitcoin Trust é o veículo de investimento mais próximo de um ETF no mercado dos EUA. O relatório da Grayscale dizia:
“Mais instituições investiram no 3T20 do que nunca e aumentaram sua alocação média de $ 2,2 milhões no 3T19 para $ 2,9 milhões no 3T20. As instituições que se sentem confortáveis com vários produtos dentro do pacote de produtos da Grayscale, tiveram em média quase o dobro dos compromissos de investidores de um único produto durante o 3T20. ”
Conforme relatado pelo Cointelegraph em agosto, a MicroStrategy comprou $ 450 milhões em BTC, adotando o Bitcoin como seu principal ativo de tesouraria. Essa foi provavelmente a centelha que desencadeou a atual onda de demanda institucional pelo armazenamento digital de valor.
Isso foi acompanhado durante os últimos meses por alocações de alto perfil para Bitcoin de nomes como Square, Paul Tudor Jones e, posteriormente, Stanley Druckenmiller, o que apenas alimentou ainda mais o sentimento positivo do mercado.
Eu chamo este gráfico de “O ataque tradicional”.
Temos falado sobre “The Herd” por mais de 3 anos. O rebanho requer cobertura de risco de carreira. Isso é aquilo.
Por definição, eles não são pioneiros, mas seus bolsos são fundos e seu capital é pegajoso. #Bitcoin está apenas começando. pic.twitter.com/jC7uVBXxxW
– Travis Kling (@Travis_Kling) 30 de novembro de 2020
Em novembro, Druckenmiller explicou que o Bitcoin provavelmente veio para ficar, pois superou significativamente o ouro em 2020, ele disse:
“Ela existe há 12 anos e, a cada dia que passa, ela ganha mais estabilidade como marca.”
Baixo influxo de baleias
Seis meses após o halving, novembro também registrou baixa pressão de venda das baleias, de acordo com dados da rede. Em outras palavras, a quantidade de Bitcoin enviada para bolsas de investidores de alto patrimônio líquido tem diminuído consistentemente ao longo do mês.
O CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, identificou o Exchange Whale Ratio como um indicador para o sentimento de alta do mercado a longo prazo. Ele disse:
“Prezados usuários de $ BTC, podem me chamar de menino da lua, mas infelizmente não haverá um despejo em massa como em março deste ano. A relação de troca de baleias (MA de 90 dias) ainda é muito baixa. A alta de longo prazo é inevitável. ”
A baixa pressão de venda sobre o BTC ajudou a sustentar sua alta ao longo do mês, permitindo que a criptomoeda dominante atingisse uma alta recorde.
A resiliência do Bitcoin tem sido um grande fator
Em 13 de junho, o JPMorgan disse em uma nota, que a recuperação do Bitcoin da crise de março mostrou que ele tinha poder de permanência. O reconhecimento da resiliência do Bitcoin pelo maior banco de investimento dos EUA provavelmente funcionou como um grande impulso de confiança, especialmente para investidores institucionais.
Em última análise, o desempenho impressionante na última década e o forte impulso do Bitcoin desde a queda para menos de $ 3.600 nas principais bolsas em março demonstraram a resiliência e o potencial de longo prazo do BTC como uma reserva digital de valor.
Leia Mais: