Preço do Bitcoin cai para US$ 16,4 mil devido aos problemas da Genesis enquanto os executivos defendem o GBTC

A última vítima do colapso da FTX levanta preocupações sobre o fundo de investimento institucional Grayscale Bitcoin Trust.

O Bitcoin (BTC) caiu para mínimas intradiárias após a abertura de Wall Street em 16 de novembro, quando o escândalo FTX parecia fazer outra vítima.

Gráfico de 1h de BTC/USD (Bitstamp). Fonte: TradingView

A liquidez da Genesis Trading “excedeu”

Dados do Cointelegraph Markets Pro e TradingView mostraram que o BTC/USD estava sendo negociado em torno de US$ 16.400 no momento da redação deste artigo.

A desvantagem entrou novamente para o par em meio a notícias de que a Genesis Global Capital, o braço de empréstimo cripto da Genesis Trading, havia pausado as retiradas devido a problemas de liquidez.

Em uma série de tweets no dia, o Digital Currency Group (DCG), empresa controladora que conta com a Genesis Trading entre suas subsidiárias, atribuiu diretamente a decisão ao desastre da FTX.

“Hoje a Genesis Global Capital, o negócio de empréstimos da Genesis Trading, tomou a difícil decisão de suspender temporariamente os resgates e novas originações de empréstimos”, afirmou parte do tópico.

“Esta decisão foi tomada em resposta ao deslocamento extremo do mercado e à perda de confiança da indústria causada pela implosão da FTX.”

O DCG acrescentou que suas outras operações não foram afetadas, incluindo a Grayscale e seu Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), o maior veículo de investimento institucional do setor.

“O impacto está nos negócios de empréstimo da Genesis e não afeta os negócios de trading ou custódia da Genesis”, concluiu o tópico.

“É importante ressaltar que essa ação temporária não tem impacto nas operações comerciais da DCG e de nossas outras subsidiárias integrais.”

O GBTC negociou com um desconto quase recorde em relação ao preço à vista do Bitcoin no dia, tendo caído abaixo de -40% em novembro, confirmaram dados do recurso de monitoramento on-chain Coinglass. Os comentaristas da indústria estavam preocupados com o possível contágio se espalhando para o maior detentor de BTC.

“Os ativos subjacentes ao $GBTC e todos os produtos Grayscale permanecem seguros e protegidos, mantidos em carteiras segregadas em armazenamento frio profundo por nosso custodiante Coinbase”, afirmou Grayscale no dia.

prêmio GBTC vs. ativos vs. gráfico BTC/USD. Fonte: Coinglass

O escopo limitado das questões na Genesis permitiu que o Bitcoin evitasse novas perdas significativas. Como o Cointelegraph relatou, vários outros negócios do setor já haviam sinalizado que a exposição à FTX os estava colocando sob pressão financeira.

Enquanto isso, a própria Genesis disse que seus problemas começaram graças ao desastre do Terra e LUNA e à insolvência associada da empresa comercial Three Arrows Capital (3AC).

“A inadimplência da 3AC impactou negativamente os perfis de liquidez e duração de nossa entidade de empréstimo Genesis Global Capital. Desde então, reduzimos o risco do livro e reforçamos nosso perfil de liquidez e a qualidade de nossas garantias ”, dizia parte de seu próprio tópico no Twitter.

“No entanto, a FTX criou uma turbulência sem precedentes no mercado, resultando em solicitações de retirada anormais que excederam nossa liquidez atual.”

Moedas antigas despertam após “olho roxo” da FTX

Analisando o impacto contínuo no próprio Bitcoin, a empresa de análise on-chain Glassnode evitou uma sensação de pânico.

Na última edição de seu boletim semanal, “The Week On-Chain”, descreveu o evento FTX como um “verdadeiro olho roxo” para a indústria cripto.

Entre os indicadores avaliados durante a semana estava a idade média do Bitcoin movimentado on-chain.

Aos 90 dias, estavam 3x mais antigos do que em setembro e outubro, mas notavelmente não era uma anomalia histórica significativa.

“O aumento nas moedas mais antigas sendo gastas é digno de nota e está de acordo com os picos observados durante os eventos de liquidação de capitulação anteriores e até mesmo a tomada de lucro do mercado em alta de 2021”, escreveu.

“Uma tendência de alta sustentada ou nível elevado de dormência pode indicar que um pânico mais generalizado se enraizou entre a coorte de HODLer.”

Gráfico anotado da soma semanal do suprimento revivido de Bitcoin (captura de tela). Fonte: Glassnode

Como o Cointelegraph relatou, o sentimento geral nos círculos analíticos continua sendo de “esperar para ver”, com o potencial de piora da ação do preço no curto prazo firmemente no radar.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...