Preço do Bitcoin sobre para US$ 11.200, mas três fatores indicam retração
O preço do Bitcoin chega a US $ 11.200, mas três fatores principais sugerem que uma retração de curto prazo é provável.
O preço do Bitcoin (BTC) aumentou de US $ 10.995 para mais de US $ 10.200 nas últimas 12 horas. Mas enquanto o momento do BTC também elevou o preço de outras principais criptomoedas, incluindo Ether (ETH), as principais métricas e padrões técnicos sugerem que as chances de uma retração estão aumentando.
Instantâneo do mercado de criptomoedas 31 de julho. Fonte: Coin360
Três fatores que sugerem uma queda são o índice de medo e ganância, um potencial padrão de Wyckoff e grande resistência.
Sentimento do mercado cripto está na “ganância”, os dados mostram
De acordo com dados do Índice Crypto Fear & Greed da Alternative.me, o sentimento do mercado está na ganância. O índice atingiu 75 pontos e, toda vez que alcançava um pico claro, o Bitcoin corrigia.
O gráfico Crypto Fear & Greed Index de 1 ano. Fonte: Alternative.me
A última vez que o índice atingiu o pico foi em fevereiro de 2020, quando atingiu 65 pontos. Um mês depois, o preço do Bitcoin caiu para US $ 3.596 no BitMEX.
Dados históricos mostram que, quando o índice atinge uma nova alta, o BTC tende a recuar. Mas a maneira como o sentimento do mercado é medido é altamente subjetiva. Por exemplo, 30% do índice é composto por mídias sociais e pesquisas, que são dados não quantificáveis.
Em um mercado em alta prolongado, as criptomoedas podem ficar superaquecidas por um período prolongado, como visto em 2018 e 2019. Como exemplo, o preço do Bitcoin subiu para US $ 14.000 em junho de 2019 antes de recuar.
Bitcoin enfrenta forte resistência
O preço do Bitcoin foi corrigido de US $ 11.200 para US $ 11.400, três vezes nos últimos três dias. As métricas que sugerem que o rally do Bitcoin está superaquecido são insuficientes por si só. Mas quando combinado com uma estrutura de mercado relevante, o argumento para um cenário de baixa pode se fortalecer.
Historicamente, tem havido resistência sem brilho entre US $ 11.500 e US $ 14.000. Portanto, as chances de os vendedores tentarem defender a faixa de resistência de US $ 11.200 a US $ 11.400 permanecem altas.
Quando os compradores atravessam a área de forte resistência, a probabilidade de maior tendência de alta aumenta. O trader Michael van de Poppe explicou que uma fuga acima de US $ 11.200 poderia causar um rali para US $ 11.700. Ele disse:
“O limiar crucial ainda é o nível de US $ 11.200. A seguir, você terá a vantagem de US $ 11.500 a 11.700! ”
Rafael Schultze-Kraft, diretor técnico da Glassnode, levantou uma preocupação semelhante. Identificando os ciclos históricos de preços do BTC, ele disse:
“Nunca veremos o BTC abaixo de US $ 10.000 novamente”, episódio 13. O último episódio durou um dia. “
Uma potencial formação de Wyckoff e um padrão de cabeça e ombros
Enquanto isso, o popular trader de Bitcoin filbfilb sugere que o BTC / USD pode estar formando um padrão Wyckoff, o que normalmente resulta em uma forte tendência de baixa. Embora a viabilidade da formação de Wyckoff seja contestada, quando combinada com outras métricas, a probabilidade de uma fase de distribuição aumenta.
Um possível padrão Wyckoff se formando em um gráfico de período de tempo mais baixo do Bitcoin. Fonte: Filbfilb
Um trader pseudônimo também observou que, no curto prazo, o BTC enfrenta uma possível formação de cabeça e ombros (H&S). Na análise técnica, o padrão de H&S é amplamente reconhecido como um sinal para o topo do mercado. O trader disse:
“Todo mundo falando sobre o BTC crescer mais alto quando está aparecendo um padrão H&S mais limpo de sua história?”
O momento do Bitcoin parece estar do lado dos compradores, pois testa repetidamente um nível de resistência fundamental. No curto prazo, enfrenta forte resistência e dois padrões de baixa que podem causar uma tendência de baixa.