Bitcoin precisa migrar para PoS, diz cofundador da Solana

O cofundador da Solana se juntou à crescente lista de pessoas que querem que o Bitcoin (BTC) mude para um mecanismo de consenso de prova de participação (PoS). Os impactos ambientais associados à mineração da criptomoeda fazem parte dos motivos de sua “posição controversa”.

Em entrevista a Kate Rooney, da CNBC, Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana, disse que na sua opinião a maior rede de criptomoedas do mundo deveria mudar para PoS.

“Esta é provavelmente a coisa mais controversa que você vai me fazer dizer, mas eventualmente se (o Bitcoin) não passar para a prova de participação, ninguém vai usá-lo”, disse Yakovenko.

Os impactos ambientais da mineração do ativo fazem parte dos fatores que influenciam sua sugestão. Ele acrescenta que, além dos efeitos ambientais, “é simplesmente mais eficiente construir um sistema de prova de participação” e, do ponto de vista da engenharia, oferece os mesmos níveis de proteção.

Yakovenko observa que a natureza do Bitcoin como uma criptomoeda de prova de trabalho (PoW) pode explicar o motivo pelo qual a rede não possui um próspero ecossistema de segunda camada. Em vez disso, está aproveitando o papel de uma reserva de valor, mas “talvez isso funcione por enquanto, veremos o que acontecerá em dez anos”.

O Bitcoin adotou o modelo de prova de trabalho como forma de proteger a rede e evitar gastos duplos. Nos primeiros anos, os mineradores podiam validar transações usando um PC ou computador desktop, mas à medida que a rede cresceu de tamanho, ela evoluiu exigindo níveis incríveis de energia.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Chefe da Solana não é o primeiro a pedir essa mudança

O cofundador da Ripple, Chris Larsen, fez uma proposta para o Bitcoin adotar um modelo de prova de participação no início deste ano. Ele aproveitou o momento para lançar o lema “Mude o código, não o clima”, uma campanha projetada para aumentar a conscientização sobre o impacto ambiental do Bitcoin.

Ethereum (ETH), a segunda maior rede de criptomoedas, pretende mudar para PoS ainda este ano. O ETH é o segundo na lista com o maior número de criptoativos travados na rede, com US$ 32,89 bilhões.

Yakovenko saudou a Solana como uma das principais redes PoS por causa de sua velocidade e eficiência. Sua blockchain ganhou a reputação de ser um Ethereum Killer, mas foi atormentado por falhas na rede nos últimos meses.

“Passei a maior parte da minha carreira criando códigos com a maior eficiência energética possível em dispositivos móveis e ficaria envergonhado se a Solana não fosse tão eficiente quanto possível”, disse Yakovenko.

O artigo Bitcoin precisa migrar para PoS, diz cofundador da Solana foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...