Mineradores de Bitcoin são ‘próximo gatilho’ para empurrar preço do BTC a novas mínimas

Os mineradores enfrentarão uma situação dificílima se os preços do BTC permanecerem nos níveis atuais, o que pode resultar em liquidações maciças acompanhada por novas mínimas do Bitcoin.

Os mineradores de Bitcoin (BTC) podem disparar o próximo “gatilho” para quedas no preço do BTC, alerta uma pesquisa à medida que os saques para exchanges se intensificam.

Em uma nova postagem Quicktake publicada em 10 de novembro pela plataforma de análise de dados on-chain CryptoQuant, o colaborador MAC.D sugeriu que os mineradores poderiam em breve enfrentar uma onda de “falências”.

Pesquisa: fundamentos da rede “estrangularão” os mineradores

Depois que o par BTC/USD caiu 20% em questão de dias, os mineradores começaram a operar com custos mais altos do que os ganhos com subsídios por validação de blocos e taxas de transação.

O resultado é que as plataformas de mineração estão ociosas e os mineradores estão sendo obrigados a vender seus Bitcoins para cobrir suas despesas.

“A segurança do BTC está em alta, mas o volume de mineração está diminuindo gradualmente. Isso vai estrangular os mineradores”, explicou MAC.D.

Ele destacou que apenas em 9 de novembro o fluxo de saídas de carteiras de mineradores para exchanges ficou acima de 5.400 BTC, algo que “pode ser interpretado como um aumento da pressão vendedora.”

No futuro, a situação pode piorar caso as principais mineradoras acabem vendendo maciçamente BTCs armazenados para honrar suas obrigações.

“Já há muitas notícias de que as mineradoras listadas na NASDAQ não conseguem pagar suas dívidas. Se eles falirem, haverá uma situação em que elas não terão escolha a não ser vender seus BTCs”, e acrescentou:

“Portanto, é necessário ficar de olho nos saques dos mineradores e, se a quantidade de retiradas aumentar, é provável que o BTC caia ainda mais.”

No entanto, uma fresta de esperança poderia emergir logo após uma capitulação tão grande. Historicamente, tem havido uma correlação entre as perdas dos mineradores e os fundos de preço do BTC.

“Historicamente, a falência de antigos mineradores formou os fundos do BTC”, concluiu o post:

“Então, quando eles vão à falência, cria-se uma oportunidade para comprar BTC.”

Gráfico de saques de mineradores de Bitcoin. Fonte: CryptoQuant

Os custos de mineração superam os ganhos

Falando sobre o tema, o jornalista Colin Wu observou que mesmo as máquinas de mineração de Bitcoin mais eficientes não são lucrativas agora.

“Como o BTC caiu 20% nos últimos 7 dias, o F2POOL mostra que as máquinas de mineração de bitcoin, como Whatsminer M30S e Antminer S17Pro, caíram abaixo do preço de desligamento”, ele escreveu em uma postagem no Twitter, mencionando o grande pool de mineração f2pool:

“As principais máquinas de mineração de bitcoin, como o Ant S19 XP, também respondem por 56% das contas de eletricidade.”

Charles Edwards, CEO da gestora de ativos Capriole, também sinalizou a relação insustentável entre o custo de produção e a renda dos mineradores aos preços atuais do Bitcoin.

“Muitos mineradores de Bitcoin estão desligando suas plataformas agora”, ele comentou apresentando o gráfico abaixo.

Gráfico anotado de custo de produção de mineração de Bitcoin. Fonte: Charles Edwards/ Twitter

“O custo energético do Bitcoin acaba de ser violado apenas pela segunda vez em 5 anos. A conta de energia elétrica para o minerador médio agora é maior do que a renda auferida.”

As opiniões e pontos de vista expressos aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as opiniões do Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

LEIA MAIS

Você pode gostar...