O Bitcoin ‘talvez seja uma reserva parcial de valor’, admite Nouriel Roubini

O economista Nouriel Roubini admitiu que o Bitcoin “talvez seja uma reserva parcial de valor”, ao mesmo tempo em que sobe o tom em suas críticas habituais contra as criptomoedas.

O economista Nouriel Roubini – também conhecido como “Dr. Doom ”por sua previsão da crise financeira de 2007-2008 e um famoso crítico de criptomoedas – admitiu que o Bitcoin (BTC) é ” uma reserva parcial de valor”.

Roubini fez a concessão durante um painel, juntamente com uma série de figuras de alto perfil da indústria de criptomoeda, como Brock Pierce, Bobby Lee e Tone Vays – durante a conferência do CC Forum 2019 em Londres, em 16 de outubro.

“Talvez o Bitcoin seja uma reserva parcial de valor”

Como Tone Vays sugeriu em um “tuíte” em 17 de outubro, a admissão de Roubini representa indiscutivelmente um “passo de bebê” em sua posição em relação às criptomoedas – apesar do fato de Roubini ter seguido rapidamente seu comentário com um conjunto de críticas:

“Talvez o Bitcoin seja uma reserva parcial de valor, mas não é uma unidade de conta, não é um meio de pagamento, não é escalável […] apesar de sua recuperação no início deste ano, perdeu 60% em valor, já que é o pico, então, francamente, não vejo isso dando em nada.”

“Eu aceitaria o dólar norte-americano sobre qualquer uma dessas suas m*** de moedas”, disse ele ao fundador do BTCC, Bobby Lee, argumentando que a inovação financeira, embora iminente, viria das implementações das tecnologias de IA, Big Data e IoT no espao de mercado fintech.

Roubini observou que, como analista de crises financeiras, ele “não é defensor do sistema financeiro tradicional”.

Mesmo assim, argumentou ele com força que as respostas dos bancos centrais a 2008 – isto é, política monetária coordenada e o Fed assumindo o papel de “credor de última hora” – havia trabalhado e impedido a Grande Recessão de se tornar “uma Grande Depressão 2.0”.

A tokenização nos leva à “Idade da Pedra” das economias de escambo

Roubini argumentou ainda que a tokenização de ativos, como proposto por alguns defensores da blockchain, nos levaria a uma “Idade da Pedra da permuta”, pois inibiria uma medida do preço relativo dos produtos:

“Até os Flintstones tinham um sistema de valor mais sofisticado do que a cripto.”

A avaliação sombria do economista sobre criptomoedas coincidiu com sua perspectiva pessimista sobre o cenário macroeconômico.

Ele enfatizou os riscos de uma guerra comercial fria entre os EUA e a China, provocando uma balcanização e desglobalização da economia mundial, uma possível e difícil difusão do Brexit uma recessão na zona do euro e um potencial aumento nos preços do petróleo devido ao aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio.

De maneira mais ampla, afirmou, estamos vendo uma espécie de “reação populista” contra o comércio sem atrito, a migração e até contra a tecnologia, à medida que se torna cada vez mais intensiva em capital e economiza trabalho.

Durante o painel, Roubini reiterou muitas de suas já conhecidas observações sobre criptomoeda – ou seja, que os governos internacionais anularão categoricamente qualquer sistema de transferência de valor que seja realmente anônimo e que a descentralização idealizada nas criptos é um mito.

Você pode gostar...