Em meio a queda de ações globais, bitcoin mantém saldo positivo de alta
Fazendo jus a seu caráter volátil, em um período de duas semanas o Bitcoin mostrou dois lados totalmente opostos. Enquanto na semana retrasada o ativo digital mais forte do criptomercado teve uma queda acentuada em seus preços, nos últimos cinco dias houve uma recuperação expressiva de seus valores.
No entanto, este panorama mais positivo a seu respeito está indo na contramão do mercado global tradicional, que vem sofrendo recordes de perdas.
Em apenas 24 horas o bitcoin teve um ganho de aproximadamente 2%, e agora mantém-se na casa dos 9 mil dólares. Por outro lado, ativos tradicionais do mercado estão vivenciando uma queda contínua em suas ações.
Muitos investidores estão mudando suas reservas para criptomoedas e ouro, ativos alternativos que estão sendo considerados mais seguros no panorama atual.
Grandes índices da Europa como o CAC da França, o DAX da Alemanha e o FTSE 100 do Reino Unido estão enfrentando quedas de até 2,2%.
Bolsas asiáticas e ações da Wall Street também vivem um momento de desvalorização. Naturalmente, tudo isso tem causado grandes turbulências na economia de todo o mundo, trazendo consequências como a negociação mais baixa de rendimentos do Tesouro dos EUA na história, com perda de 13 pontos e abaixo de 0,8%.
Ativos alternativos como o bitcoin e o ouro ganham destaque
Algo que está na cabeça de muitos investidores é o fato de que o Coronavírus está começando a tomar ares de epidemia global. Isto pode trazer prejuízos para a economia muito maiores do que o previsto anteriormente.
Assim, muitos optam por vender ações de risco e investir seu dinheiro em ativos seguros como o ouro e as criptomoeda. Desta forma, estes encontram-se em um quadro de alta.
No momento o Bitcoin, principal ativo do criptomercado opera perto da estabilidade. Porém, há uma grande chance de elevar os seus valores a curto prazo, devido a fatores como um possível corte de taxa do Federal Reserve, o banco central norte-americano, que deve decidir o assunto em uma reunião no próximo dia 18 de março.
Enquanto isso, investidores e analistas têm opiniões divididas sobre o fato da moeda digital ser um ativo seguro ou um risco para realizar investimentos.
De um lado, nomes como Anthony Pompliano do Morgan Creek avaliam que a criptomoeda pode apresentar riscos. Enquanto por outro, pessoas como o investidor bilionário Michael Novogratz acreditam que o ativo cumpre muito bem a função de porto-seguro para investimentos.
Em meio a diversas opiniões, algo que chama a atenção é o fato de que o Bitcoin não teve ganhos durante a liquidação da semana passada. Além disso, durante fevereiro, quando o coronavírus causou um medo coletivo para o mercado global, a moeda digital caiu 8,5%.
Isto significa que o bitcoin também está sujeito a ações globais, embora de um ponto de vista técnico é possível que a criptomoeda dê indicativos de que pode se estender para níveis de resistência mais altos.
No caso de um quadro de valores mais positivo, é possível que o Bitcoin consiga chegar ao nível de 9.550 dólares, baseando-se na análise gráfica de seu comportamento.
Saiba mais em Em meio a queda de ações globais, bitcoin mantém saldo positivo de alta