‘Bitcoin é, mais que o dólar, um substituto do ouro’, diz o diretor do FED
Jerome Powell reitera sua opinião sobre o Bitcoin como um substituto do ouro, mas uma liquidação acompanha suas outras críticas.
Embora o Bitcoin (BTC) seja muito volátil para ser dinheiro e “não seja respaldado por nada”, ele poderia ser um “substituto do ouro”, disse o presidente do Federal Reserve dos Estados Unidos.
Falando em um evento organizado pelo Banco de Compensações Internacionais, ou BIS, na segunda-feira, 22 de março, Jerome Powell fez comentários francos em resposta a uma pergunta sobre criptomoeda.
Powell tem questões em relação ao Bitcoin
Quando questionado se ele achava que o Bitcoin e outras criptomoedas representavam uma ameaça à estabilidade financeira, Powell lançou argumentos familiares que há muito vêm de números legados de finanças.
“Criptoativos – nós os chamamos de ‘Criptoativos‘ – eles são altamente voláteis – veja Bitcoin – e, portanto, não são realmente úteis como reserva de valor e não são respaldados por nada”, disse ele.
“Eles são mais um ativo para especulação, então não estão particularmente em uso como meio de pagamento. É mais um ativo especulativo. É essencialmente um substituto para o ouro em vez do dólar.”
As palavras de Powell fornecem algumas das opiniões mais diretas do Fed sobre o Bitcoin a se tornarem públicas nos últimos tempos e se basearem em uma perspectiva oferecida em 2019. Elas também vêm semanas depois que a secretária do Tesouro, Janet Yellen, deixou claro suas dúvidas sobre criptomoedas descentralizadas.
Tal como aconteceu com Yellen, Powell pareceu desencadear uma explosão de sentimento negativo do mercado, com o BTC/USD caindo quase US$ 1.000 após sua resposta.
Apesar de todas as suas divergências, no entanto, os maiores proponentes de Powell e Bitcoin concordam com o status da criptomoeda como uma nova forma de ouro.
O veredicto pode atingir o coração dos maníacos por ouro hostis ao Bitcoin, notadamente Peter Schiff, que continua a afirmar que o destino está do seu lado quando se trata de reservas geracionais de valor.
Fiat tem “benefício público em mente”
Juntamente com o gerente geral do BIS, Augustin Carstens, e Jens Weidmann, presidente do Banco Federal da Alemanha, Powell também analisou as moedas estáveis no que se refere à tendência contínua das moedas digitais do banco central, os CBDCs.
Aqui, a conversa foi menos incomum, com os palestrantes repetindo posturas conhecidas envolvendo a separação de stablecoins privados e CBDCs operados por bancos.
“Na medida em que uma moeda estável é apoiada por moedas soberanas dos principais países, isso é certamente uma melhoria em relação aos criptoativos, eu diria”, continuou Powell.
“Mas, mesmo assim, de onde vem a credibilidade? Vem dessa moeda soberana que é o suporte.”
As moedas da Fiat, disse ele, são “emitidas com o benefício do público em mente”, ao mesmo tempo em que enfatiza que as stablecoins não servirão de base para o sistema financeiro global no futuro.
LEIA MAIS