Bitcoin ‘enfrenta ventos contrários’, já que a oferta de dinheiro dos EUA cai o máximo desde a década de 1950

A pesquisa da Bloomberg Intelligence argumenta que as condições de liquidez ainda não favorecem a continuação do rali do Bitcoin.

Bitcoin (BTC) e cripto ainda podem sofrer uma correção de longo prazo graças aos bancos centrais que mantêm a liquidez apertada, alertou a Bloomberg.

Em sua pesquisa mais recente, a Bloomberg Intelligence revelou uma postura fria sobre o rali do mercado de criptomoedas em andamento em 2023.

Bloomberg: Esperar que o preço do BTC se mantenha “pode ser ilógico”

Apesar de ganhar 70% no primeiro trimestre, o Bitcoin não está convencendo a todos de que continuará subindo ou mesmo mantendo os níveis atuais perto de US$ 30.000.

Examinando o clima macroeconômico, a Bloomberg Intelligence tornou-se a última voz a observar a estreita relação entre o desempenho das criptomoedas e os níveis globais de liquidez do banco central.

À medida que a inflação aumenta, os bancos retiram liquidez da economia, resultando em uma queda nos ativos de risco – incluindo cripto. O aperto quantitativo (QT) do Federal Reserve dos Estados Unidos, que começou no final de 2021, coincidiu com a máxima histórica atual do Bitcoin.

Apesar da recente crise bancária, Bloomberg observou que a queda na oferta de dinheiro M2 e nos depósitos bancários significa que a liquidez continua a ser espremida.

“Os ativos de risco normalmente aumentam e diminuem devido à liquidez e à queda na oferta de dinheiro dos EUA, e os depósitos bancários indicam ventos contrários para as criptos”, afirmou em uma análise enviada ao Twitter pelo macro estrategista sênior da Bloomberg Intelligence, Mike McGlone.

“Pode ser ilógico esperar que o mercado de ações, o petróleo bruto, o cobre e o Bloomberg Galaxy Crypto Index (BGCI) sustentem os recentes saltos com as medidas ano a ano da oferta monetária e os depósitos bancários comerciais caindo cerca de 2% – o máximo em nosso banco de dados desde 1959.”

As dúvidas surgem quando o Bitcoin enfrenta uma batalha para reverter a resistência histórica ao suporte, com os touros ainda incapazes de efetuar grandes mudanças.

Enquanto isso, quando se trata de liquidez, outros já observaram que o mercado cripto agora responde às ações de outros bancos centrais além do Fed, e tanto a China quanto o Japão decretaram injeções de liquidez este ano.

“Uma das principais perguntas no início de abril é o que impede a contração de liquidez?” Bloomberg, enquanto isso, continuou.

“A maioria dos bancos centrais ainda apertando pode pressagiar um platô mais baixo para o BGCI. Nossa opinião é que o Bitcoin enfrenta ventos contrários, mas eventualmente fará a transição para negociar mais como ouro e títulos do Tesouro.”

Mil palavras em um gráfico – puxada de tapete de liquidez:
Pode ser ilógico esperar que o #stockmarket, #crudeoil, #copper e #Bitcoin sustentem os saltos recentes com medidas ano a ano de oferta de dinheiro e depósitos em bancos comerciais caindo mais em nosso banco de dados desde 1959. pic.twitter.com/O36SxGdK48

— Mike McGlone (@ mikemcglone11) 5 de abril de 2023

Dólares americanos dão calor ao Bitcoin

O BTC/USD era negociado em torno de US$ 28.100 no momento da redação deste artigo em 6 de abril, de acordo com dados do Cointelegraph Markets ProTradingView..

Gráfico de 1h de BTC/USD (Bitstamp). Fonte: TradingView

Em um potencial vento favorável de curto prazo para ativos de risco, o índice do dólar americano (DXY) registrou novas perdas, abandonando uma recuperação modesta para cair abaixo de 102.

Analisando a situação, a popular conta do Twitter da Crypto, Cold Blooded Shiller, permaneceu provisoriamente otimista sobre o resultado do preço do BTC.

$DXY rejeitando na zona de resistência 4h.

Índices fazendo a próxima perna para baixo hoje em algumas boas regiões. $NQ divergindo de hora em hora na última mínima e perto do nível de pivô diário.

RSI esfriou.

Suas orações podem estar funcionando. Mas precisamos de mais energia. https://t.co/NEqizbwvUr pic.twitter.com/f9hIgteuzn

— Cold Blooded Shiller (@ColdBloodShill) 6 de abril de 2023

O analista Justin Bennett, no entanto, sinalizou um intervalo distinto ainda intacto para o DXY, prevendo uma recuperação por vir.

“Todos os gritos de ‘dólar está morto’ estão prestes a ser silenciados pelo que ainda é a reserva global”, alertou.

Gráfico anotado do índice do dólar americano (DXY). Fonte: Justin Bennett/Twitter

As visões, pensamentos e opiniões expressas aqui são exclusivas dos autores e não necessariamente refletem ou representam as visões e opiniões do Cointelegraph.

VEJA MAIS:

 

Você pode gostar...