Bitcoin e ChatGPT: editores da Forbes indicam as 10 principais criptomoedas de inteligência artificial
Editores da Forbes apontam as 10 principais criptomoedas de inteligência artificial e especialista destaca como esta união ‘Bitcoin e ChatGPT’ pode impulsionar o futuro
O lançamento do ChatGPT tem sido apontado como um dos principais acontecimentos no setor de tecnologia em 2023 e também impulsionou o debate sobre como a inteligência artificial pode dialogar com o ecossistema de criptomoedas na construção da sociedade digital dos próximos anos.
Elbruz Yılmaz, vice-presidente sênior de Web3 da Paysae, disse ao Cointelegraph que a indústria de criptomoedas está evoluindo a uma taxa sem precedentes, e a integração da inteligência artificial é um dos desenvolvimentos mais significativos dos últimos tempos.
Ele destaca que a IA está transformando a maneira como o setor de criptomoedas opera, aprimorando a segurança, otimizando a tecnologia blockchain, simplificando o comércio e impulsionando o metaverso.
“Além de simplificar o comércio, a IA pode otimizar a tecnologia blockchain, melhorando a velocidade e a eficiência da validação da transação. A IA pode melhorar a escalabilidade e a eficiência energética identificando e resolvendo gargalos e otimizando os parâmetros de rede. Essas melhorias podem reduzir os custos de transação e melhorar o desempenho geral, tornando a tecnologia blockchain mais acessível e eficiente”, disse.
Ainda segundo ele, embora muitos tenham dito que a IA teria ‘matado’ o metaverso, ele destaca o contrário, que IA pode impulsionar o metaverso auxiliando na criação de ambientes virtuais, desenvolvendo avatares inteligentes, fornecendo recomendações, percepções e sugestões personalizadas e garantindo segurança e proteção ao detectar e prevenir atividades fraudulentas.
“Com o rápido crescimento do metaverso, a IA tem o potencial de revolucionar a experiência e o engajamento do usuário, garantindo segurança e proteção”, destacou.
10 melhores criptomoedas de inteligência artificial
Diante deste potencial entre a união do ‘ChatGPT com o Bitcoin’, ou seja, da Inteligência Artificial e criptomoedas, recentemente, Mark Hooson e Kevin Pratt, ambos editores da Forbes, apontaram o que consideram os 10 maiores projetos de criptomoedas baseados em inteligência artificial (IA).
- The Graph (GRT): Protocolo para indexar e consultar dados de blockchains de forma similar ao Google para sites. A criptomoeda nativa do projeto é a GRT.
- SingularityNET (AGIX): Plataforma blockchain que permite construir, compartilhar e monetizar serviços de IA, com seu mercado interno operando em sua criptomoeda nativa, AGIX.
- Fetch.ai (FET): Uma plataforma de IA e aprendizado de máquina baseada em blockchain focada na automatização de tarefas comerciais como processamento de dados e negociação. A FET é usada para pagar por transações na rede.
- Ocean Protocol (OCEAN): Plataforma baseada na blockchain Ethereum, permite a troca e monetização de dados e serviços baseados em dados.
- iExec RLC (RLC): Plataforma de blockchain de IA que permite aos usuários monetizar seu poder de computação e acessar recursos de computação em nuvem sob demanda. O RLC é sua criptomoeda nativa.
- Numeraire (NMR): Rede de blockchain de IA que atua como um fundo de hedge, usando IA e aprendizado de máquina para fazer investimentos em mercados de ações em todo o mundo.
- Artificial Liquid Intelligence (ALI): Projeto de blockchain sobre “NFTs inteligentes” ou iNFTs.
- dKargo (DKA): Blockchain que usa IA para resolver problemas de confiança no setor de logística.
- Covalent (CQT): Rede que agrega dados de várias blockchains.
- Phala Network (PHA): Plataforma de blockchain de IA que lida com computação em nuvem com foco na privacidade.
No entanto, embora o setor de criptomoedas baseadas em IA venha sendo apontado como o próximo hype do setor, atualmente os investidores amargam desvalorização de até 95%, desde o ATH, em alguns dos principais criptoativos do ‘movimento cripto-IA’ como é o caso do The Graph.
Dados do CryptoSlate mostram que todas as criptomoedas que unem IA e cripto estão muito longe de seu ATH. Além disso o setor ainda é muito pequeno representando somente 0,25% de todo o mercado de critpoativos. Isso significa que o valor de mercado de todas as criptomoedas de IA juntas não chega nem perto da Dogecoin, já que a memecoin sozinha responde por 0,94% da dominância do mercado.
LEIA MAIS
- Em meio à aprovação da regulamentação das criptomoedas no Brasil, Bitcoin volta a reagir e altcoins sobem até 25%
- Evento online da FIESP traz especialistas da União Europeia para debater uso de blockchain no combate a falsificação e plágio
- Com dólar desvalorizado, investidores buscam refúgio em ouro, imóveis e Bitcoin