Bitcoin (BTC) sobe acima de seu preço realizado; análise on-chain

O Be[in]Crypto analisa os indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), como o Preço Realizado e a Razão de Lucros-Valores Realizados (RPV).

Qual é o preço realizado do BTC?

O preço realizado é um indicador on-chain que mede o preço do Bitcoin no momento em que o ativo foi movido pela última vez. Por sua vez, desconsidera moedas perdidas e moedas que estão fora de cirulação no mercado há muito tempo.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

O preço real do BTC caiu abaixo do seu preço realizado em apenas três ocasiões desde 2018. Isso ocorreu em julho de 2018, março de 2020 e julho de 2022 (círculos pretos). Atualmente, ele está em US$ 21.800. Portanto, A criptomoeda voltou a se manter acima do seu preço realizado após a queda de julho.

Indo pela história anterior, cada queda abaixo do preço realizado atingiu um fundo de longo prazo.

Fonte: Glassnode

O preço do BTC ficou abaixo do preço realizado por diferentes períodos de tempo:

  • Em 2018, por quatro meses
  • Em 2021, por 11 dias
  • Em 2022, ficou abaixo do preço realizado por um mês

Portanto, não há consenso sobre o tempo em que ocorre o desvio abaixo do preço realizado. No entanto, uma conclusão interessante é que, uma vez que o preço do BTC consiga recuperar o preço realizado, ele não cairá abaixo dele novamente. Então, isso significaria que o ativo já atingiu um fundo de preço.

Fonte: Glassnode

Relação lucros/valores realizados (RPV)

A Relação Lucros-Valores Realizados (RPV) é a relação entre os lucros realizados e a capitalização realizada do Bitcoin. Nele, valores abaixo de 0,0002 são considerados sobrevendidos e têm sido historicamente associados a fundos. Este foi o caso em dezembro de 2018 (círculo preto).

A leitura atual de 0,0004 está consideravelmente acima desse nível de sobrevenda. No entanto, é o mesmo que em março de 2020. (círculo vermelho).

Portanto, esse indicador sugere que o fundo atual é mais semelhante ao de março de 2020 do que ao de dezembro de 2018, tornando-o um fundo local. Uma conclusão semelhante também é alcançada ao observar o tempo em que o preço do BTC passou abaixo do seu preço realizado.

Fonte: Glassnode

O artigo Bitcoin (BTC) sobe acima de seu preço realizado; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...