Bitcoin (BTC): Indicadores on-chain de mineração confirmam força do mercado
Uma análise nos indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente o Hash Ribbon e i Difficulty Ribbon Compression, afim de determinar a saúde do mercado da perspectiva dos mineradores.
As médias móveis de Hash Ribbon (MA) fizeram uma cruz positiva, sugerindo que o período de capitulação do mineiro chegou potencialmente ao fim. A dificuldade de compactação do ribbon foi superior a 0,05, confirmando ainda mais essa possibilidade.
Hash Ribbon
A taxa de hash mede o poder de computação que é contribuído para a rede pelos mineradores de BTC. Para extrair um bloco, as máquinas de mineração resolvem cálculos complexos. Quanto maior for a taxa de hash, maior será o número desses cálculos feitos por segundo.
A faixa de opções hash usa a taxa de hash para determinar se os mineiros estão capitulando. A capitulação dos mineiros é considerada o período em que os custos de mineração são maiores do que as recompensas. No gráfico abaixo, eles são denotados pelas cores vermelho claro e escuro.
Historicamente, esses períodos costumam ser associados a fundos locais ou absolutos.
Os indicadores também usam uma MA de 30 e 60 dias para o hash rate, a fim de determinar quando esses períodos de capitulação vão acabar.
Uma cruz positiva apareceu no dia 9 de agosto, como pode ser visto pela mudança de uma cor vermelha clara para uma mais escura.
Compressão de dificuldade do BTC
A dificuldade de mineração estima quantos hashs são necessários para extrair um bloco. Ela é ajustada a cada 2016 blocos, ou seja, cerca de uma vez a cada duas semanas.
Portanto, esse ajuste atrasa a taxa de hash em duas semanas, uma vez que a última é calculada diariamente.
O indicador Difficulty Ribbon Compression usa um desvio padrão para quantificar melhor os valores de dificuldade da fita. Um valor baixo (entre 0,01-0,05) geralmente indica que um fundo foi atingido, usando um desvio padrão normalizado para quantificar os valores dados pela faixa de dificuldade. Valores baixos (aqueles entre 0,01 e 0,05) têm representado historicamente períodos próximos ao fundo do poço.
O indicador cresceu desde o início de julho e atingiu uma alta de 0,167 no dia 28 daquele mês. Embora tenha caído desde então, ainda está acima do limite superior de 0,05.
O artigo Bitcoin (BTC): Indicadores on-chain de mineração confirmam força do mercado foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.