Baleias de Bitcoin e Ethereum aproveitaram queda de 20% causada pela FTX para acumular ainda mais criptomoedas

Enquanto os investidores de varejo ficaram com medo da falência da FTX e de como o caso poderia impactar o mercado de criptoativos as baleias, que são os grandes detentores de criptomoedas, aproveitaram a venda massiva, que levou o Bitcoin (BTC) para uma queda de 20%, para acumular ainda mais

Enquanto os investidores de varejo ficaram com medo da falência da FTX e de como o caso poderia impactar o mercado de criptoativos as baleias, que são os grandes detentores de criptomoedas, aproveitaram a venda massiva, que levou o Bitcoin (BTC) para uma queda de 20%, para acumular ainda mais.

Segundo um relatório do Coingecko compartilhado com o Cointelegraph, após o colapso do FTX, o número de endereços de baleias de Bitcoin atingiu uma alta de 152.936, com um aumento de 3,8% no acumulado do ano. De acordo com o relatório do portal, isso representa um aumento de 5.541 endereços de baleia BTC (+3,8%) no acumulado do ano (YTD).

O Coingecko destaca que embora o número de endereços de baleia BTC e Ethereum (ETH) tenha geralmente apresentado uma tendência ascendente este ano, o pico pós-colapso do FTX pode refletir uma combinação de baleias transferindo fundos de trocas centralizadas de criptomoedas para autocustódia e, simultaneamente, comprando a queda para aumentar sua participações em criptomoedas.

Em 6 de novembro, o tweet do CEO da Binance sobre a saída do FTT , o token de utilidade do FTX, marcando o início da corrida dos clientes do FTX para sacar seus fundos. Na época, o número de endereços de baleia BTC era de 150.792 (+2,3% no acumulado do ano). 

“Quando a FTX interrompeu as retiradas em 8 de novembro, o número de endereços de baleia BTC aumentou 420, ou 0,3% em relação a 6 de novembro, para 151.212 (+2,6% no acumulado do ano). Isso pode ter ocorrido em grande parte devido ao fato de as baleias terem se juntado ao retiro em auto-custódia”, destca.

Desde então, o número de endereços de baleia BTC caiu abaixo do limite de 8 de novembro uma vez – em 10 de novembro, o número de endereços de baleia BTC estava em 150.988, o que representou uma diminuição de 224 endereços de baleia BTC, mas ainda aumentou 2,4% no ano. Essa queda nos endereços de baleias aconteceu quando o preço do BTC caiu, caindo de US$ 20.598 para US$ 15.742 entre 8 e 10 de novembro. 

Após o colapso do FTX, o número de endereços de baleia BTC teve seu maior aumento diário (DoD) de 0,2% em 23 de novembro, atingindo 152.583 (+3,5% no acumulado do ano). 

Ethereum

O relatório aponta também que o número de endereços de baleia Ethereum alcançou uma alta anual de 47.540 em 4 de dezembro, representando um aumento de 4.886 endereços de baleia ETH (+11,5%) no acumulado do ano. Em comparação com as datas-chave do colapso da FTX, o número de endereços de baleia ETH cresceu 2.332 (+5,2%) desde 6 de novembro e 2.036 (+4,5%) desde 8 de novembro.

No início do colapso do FTX em 6 de novembro, o número de endereços de baleia ETH ficou em 45.208 (+6,0% no acumulado do ano). 137 endereços de baleias ETH foram adicionados em 7 de novembro, seguidos por outros 159 no dia seguinte.

Em 8 de novembro, quando as retiradas de FTX foram interrompidas, o número de endereços de baleia ETH aumentou em um total de 296, ou 0,7% desde 6 de novembro, para 45.504 (+6,7% no acumulado do ano).

Em contraste com a queda no número de endereços de baleia BTC em 10 de novembro, o número de endereços de baleia ETH aumentou 487 ou 1,1% em relação a 8 de novembro, para 45.991 (+7,8% no acumulado do ano).

O número de endereços de baleia ETH teve seu maior aumento de DoD pós-colapso FTX de 0,5% em 13 de novembro, atingindo 46.481 (+9,0% no acumulado do ano).

O relatório conclui que o número de endereços de baleias aumentou a uma taxa relativamente mais rápida após o colapso do FTX do que no resto do ano, revertendo a tendência de uma ligeira queda no número de endereços de baleias desde setembro.

“O número de endereços de baleia BTC aumentou a uma taxa média diária de 64 endereços por dia de 8 de novembro a 4 de dezembro, o que foi mais de quatro vezes a taxa média diária de 15 endereços por dia entre 1º de janeiro a 4 de dezembro Da mesma forma, o número de endereços de baleias ETH aumentou a uma taxa média diária de 75 endereços por dia durante o período de 8 de novembro a 4 de dezembro, o que foi mais de cinco vezes a taxa média diária de 14 endereços por dia entre 1º de janeiro a 4 de dezembro”, finaliza.

LEIA MAIS

Você pode gostar...