Binance interrompe saques da Ethereum depois de ‘hard-fork’ não programado
O Ethereum parece ter sofrido uma pequena fork depois que uma nova versão do Geth foi lida como incompatível com o node, executando softwares mais antigos.
A rede Ethereum (ETH) sofreu o que parece ser um hard fork hoje, com o surgimento de relatórios de interrupções e irregularidades nos fornecedores de infraestrutura Infura e Blockchair.
Embora o problema fosse considerado um erro interno na Infura, um serviço de hospedagem usado por algumas exchanges e provedores de serviços para interagir com a rede Ethereum, as operadoras de nodes independentes também relataram problemas.
Durante o incidente, a Binance interrompeu as retiradas e seu CEO Chanpheng Zhao apontou uma “possível divisão da cadeia” como culpada. Desde então, a exchange retomou as retiradas a partir das 7h20 BRT.
A Blockchair, uma popular exploradora de blocos, informou uma discrepância entre os seus blocos e os publicados pela Etherscan. Após o bloco 11234873 às 4h08 BRT, os dois exploradores começaram a mostrar duas blockchains diferentes.
Uma imagem publicada pela equipe mostra pelo menos 14 blocos minerados em uma rede menor, o que parece indicar que alguns mineradores também sofreram com o problema.
Enquanto os desenvolvedores tentavam fazer a triagem do problema, Peter Szilagyi, líder do software de nodes Ethereum Geth, sugeriu que a primeira ação deveria ser atualizar para a versão mais recente.
Pouco depois, Blockchair informou que a atualização do Geth corrigiu o problema, observando que provavelmente havia uma incompatibilidade não planejada introduzida em novas versões pelos desenvolvedores do Geth.
Szilagyi observou que a Infura “está usando uma versão antiga do Geth” e, portanto, pode ter sofrido de um problema de sincronização semelhante.
Em uma conversa com o Cointelegraph, o líder de desenvolvimento da Blockchair, Nikita Zhavoronkov, disse: “parece que um pequeno fork ocorreu sem que ninguém percebesse”.
De acordo com ele, os desenvolvedores “erraram algo nas versões mais recentes”, o que levou a um problema de consenso e a um fork não planejado. Qualquer pessoa que não atualizou para a versão mais recente foi expulsa do resto da rede. Szilagyi deu uma abordagem diferente ao problema, dizendo que a nova versão “corrigiu um bug de consenso”.
De qualquer forma, duas partes da rede não conseguiram se comunicar, o que causou problemas significativos – embora temporários. No entanto, até o momento, o Infura ainda não restaurou todas as funcionalidades.
LEIA MAIS
- Goldman Sachs diz que Bitcoin “não é fraude”, planos para negociar
- Principal desafio para a Lightning Network é a usabilidade, revela Elizabeth Stark no Brasil
- Mineradores precisam vender US$ 6 bilhões em Bitcoin por ano para cobrir custos, aponta relatório
- Plataforma Digital Tradewind usa blockchain para rastrear a procedência do ouro