Binance e Coinbase ignoram a Bitcoin Lightning e comunidade especula sobre silêncio de gigantes globais
A implementação da Lightning Network pode ser contra os planos de negócios de algumas exchanges de criptomoedas ou simplesmente não ser uma prioridade para outras, sugeriram vários membros da comunidade.
A integração do Bitcoin Lightning Network começou a decolar entre as exchanges de criptomoedas em todo o mundo. No entanto, algumas das maiores plataformas de negociação de criptomoedas do mundo aparentemente não estão com pressa de integrar o protocolo.
Na semana passada, o aplicativo de negociação de criptomoedas Robinhood se tornou o mais recente grande player do setor a anunciar a integração da Lightning, seguindo os passos da BitPay e da exchange de criptomoedas Kraken.
Como o principal objetivo da integração da Lightning é reduzir o custo das transações de Bitcoin (BTC) e acelerar as transferências de rede, pode-se perguntar quais exchanges de criptomoedas ainda não adicionaram o suporte à Lightning.
Binance, Coinbase e FTX adotam silêncio sobre a Lightning
Nem todo mundo está feliz com o ritmo de adoção do Bitcoin LN. David Coen, um especialista de software e entusiasta de criptomoedas, está desapontado com a falta de progresso para a integração da Lightning Network entre as principais exchanges de criptomoedas. Ele compilou dados de fontes oficiais, presenças de mídia social e exploradores da Lightning como 1ML e Amboss, apenas para descobrir que Binance, Coinbase e a principal exchange de criptomoedas sul-coreana Bithumb não estão na lista de “exchanges de Lightning”.
Apesar de oferecer informações abrangentes sobre a Lightning Network em seus sites, a Coinbase e a Binance se recusaram a comentar sobre seus possíveis planos de integração da Lightning Network ao Cointelegraph.
A FTX – que não é mencionada na lista de Coen – também se recusou a comentar. Em janeiro do ano passado, a FTX disse que “provavelmente paga mais em taxas de transação do que qualquer outra entidade no mundo” em sua conta oficial no Twitter.
Aparentemente, há um grande número de razões possíveis pelas quais algumas das maiores exchanges de criptomoedas do mundo não adicionaram o suporte do Lightning até agora.
Um Redditor sugeriu que a disponibilidade da Lightning Network estaria essencialmente associada a menos incentivos para manter o Bitcoin em exchanges como a Binance devido a retiradas caras. “Pode não ser vantajoso para a Binance implementá-lo. Pessoalmente, quero usar a Lightning Network para transferir todas as minhas negociações de BTC para o armazenamento a frio”, disse ele.
De acordo com Coen, a implementação do Lightning pode simplesmente não ser uma prioridade para algumas grandes exchanges de criptomoedas, ou mesmo contra seus planos de negócios para outras.
“Acredito que a Binance não tem interesse em integrar o depósito ou saque da Lightning Network porque pode ser contra seus planos de negócios”, disse Coen. Ele sugeriu que a Binance pode estar mais interessada em promover o uso de suas redes proprietárias de blockchain, incluindo a Binance Beacon Chain e a Binance Smart Chain, principalmente para saques.
Grandes exchanges priorizam NFTs em vez da Lightning Network
Coen enfatizou que o Lightning não apenas permite mover o Bitcoin a um custo menor, mas também permite que os usuários mantenham o BTC real, afirmando:
“Com a Lightning Network, os usuários podem mover fundos até de graça, se tiverem um canal direto para a exchange e, o mais importante, tiverem bitcoin real em vez de um token Bitcoin em uma rede Ethereum Virtual Machine.”
O entusiasta do Lightning também não espera que outras exchanges como a Coinbase integrem o suporte ao Lightning em um futuro próximo “já que a prioridade parece ser integrar o maior número possível de altcoins e seguir as tendências do mercado”, disse ele. Coen acrescentou que o suporte a tokens não fungíveis (NFT) parece ser mais uma prioridade para a Coinbase sobre a Lightning, citando a iniciativa NFT da empresa lançada oficialmente no ano passado. As observações do especialista geraram alguns comentários semelhantes na comunidade.
Lightning está se tornando necessária
De acordo com alguns membros da comunidade, o Lightning ainda é um desenvolvimento de ponta hoje, o que faz com que grandes exchanges de criptomoedas levem tempo e esforço significativos para fazer essas melhorias.
No entanto, com exchanges como Bitfinex, OKX (anteriormente OKEx) e Kraken adicionando Lightning, “está se tornando menos de ponta e mais uma necessidade de ser competitivo”, disse um porta-voz do explorador Amboss ao Cointelegraph.
“A experiência do usuário com o Lightning é superior e os usuários de exchanges procurarão a maneira mais fácil de fazer depósitos e saques em sua exchange de sua escolha. […] O suporte Lightning é uma necessidade para usuários que precisam executar negociações rápidas”, afirmou o representante.
Lançada em março de 2018, a Lightning Network é um protocolo de camada dois do Bitcoin projetado para permitir transações BTC mais rápidas e baratas. Acredita-se que a Bitfinex seja a primeira exchange de criptomoedas do mundo integrando suporte à Bitcoin Lightning para pagamentos, integrando o protocolo em dezembro de 2019.
LEIA MAIS
- Exchange brasileira Braziliex anuncia fim das atividades
- Cripto InterCambio lança API para empoderar Cripto Start-Ups em todo o mundo
- Estudo calcula impacto da produção de Bitcoin na saúde e no clima