Fake Traders: ‘A pandemia tem sido um prato cheio para golpistas’, diz especialista de investimentos

Com a entrada de mais de 1 milhão de investidores na Bolsa de Valores do Brasil, golpistas e falsos gurus tentam se aproveitar dos investidores iniciantes prometendo lucros altos com Day Trade.

A eclosão da pandemia de coronavírus e a entrada em massa de investidores Pessoa Física na Bolsa de Valores foram um “prato cheio” para golpistas se aproveitarem dos investidores iniciantes, segundo explicou o analista de investimentos Dayvison Casal ao portal Terra.

Depois de um ano de pandemia, com crise econômica e inflação voltando às manchetes no Brasil, os golpistas passaram a mirar em investidores inexperientes que buscaram diversificar os investimentos em busca de uma saída para a perda de poder aquisitivo.

Mais de 1 milhão de brasileiros já operaram com Day Trading na Bolsa de Valores do Brasil (B3), segundo a CVM, e a prática dobrou desde o começo de 2020, quando a pandemia explodiu no mundo. Grande parte dos investidores é da população jovem, entre 16 e 25 anos.

No mesmo período, a CVM registrou 324 denúncias de fraudes financeiras de pessoas físicas, mais do que o dobro do período anterior.

Os Fake Traders, como Dayvison Casal se refere aos “gurus” que garantem ser especialistas em investimentos, apresentam-se como solução, mas não passam de ilusionistas:

“Os resultados são mascarados. Para convencer um grande número de pessoas de que os ganhos são altos eles manipulam as telas de demonstração nos seus canais ou perfis. Quem segue e tem pouco conhecimento sobre o sistema não tem como descobrir que se trata de um show de mágica. Tudo ilusão”

Ele lembra que o objetivos dos estelionatários é atrair o maior número de interessados em Day Trading, especialmente quem “precisa de dinheiro desesperadamente”, tornando-se presas fáceis para os aproveitadores:

“O foco é pegar quem está desesperado e depende de uma grande quantidade de dinheiro imediatamente. Pessoas que estão desempregadas ou que querem lucro rápido. A pandemia foi um prato cheio para esses golpistas”

Uma das vítimas da reportagem, Matheus da Silva, diz que perdeu dinheiro ao investir em um curso de “day trader”, mas depois de pagar pelo conteúdo não conseguiu mais contato com o “especialista”. Segundo ele, o método de sedução dos Fake Traders é muito parecido com o de líderes de pirâmides de Bitcoin – ostentação de riqueza e promessa de lucros fáceis:

“Tudo isso é pago com o dinheiro dos investidores, com objetivo de induzi-los a acreditar que qualquer um que seguir por esse caminho vai atingir esse status. Em muitas das vezes os carros são alugados, bem como os outros bens. Assim que a maré vira negativamente para o lado deles, todos somem e o estilo de vida também”

Como já noticiou o Cointelegraph Brasil, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que apenas 1% dos investidores têm lucros com Day Trade. A prática, inclusive, é apontada como um dos erros financeiros mais comuns de iniciantes.

“Não existe milagre. Não existe dinheiro imediato. A menos que você jogue na Mega Sena ou receba uma boa herança familiar a única forma de ficar rico é com muito esforço e dedicação. Eu mesmo, antes de optar por esse estilo de vida, tinha consciência de que poderia perder tudo se não estudasse diariamente o mercado e me consultasse com quem realmente entende. Apanhei muito antes de chegar onde queria e só recomendo buscar esse caminho se estiver focado em trabalhar com isso de forma intensa”

LEIA MAIS

Você pode gostar...