Banco da Jamaica iniciará piloto de moeda digital em agosto
O Banco da Jamaica está se preparando para começar a testar sua moeda digital planejada pelo banco central em colaboração com instituições financeiras do país.
O banco central da Jamaica iniciará a implantação inicial de seu projeto de moeda digital do banco central (CBDC) em agosto.
De acordo com um relatório do Jamaica Observer na quarta-feira, o presidente do Banco da Jamaica (BOJ), Richard Byles, divulgou isso durante um evento do Rotary Club no início de julho.
Detalhando os planos para iniciar a fase piloto em agosto, Byles revelou que o BOJ estava atualmente trabalhando nos aspectos técnicos do CBDC em um ambiente sandbox.
Conforme relatado anteriormente pelo Cointelegraph, o BOJ escolheu a empresa de tecnologia irlandesa eCurrency Mint como fornecedora de tecnologia para seu projeto de moeda digital nacional em março. A empresa de segurança de criptomoedas com sede na Irlanda foi escolhida a partir de uma lista de fornecedores de soluções que começaram a se inscrever para o projeto em julho de 2020.
“À medida que trabalhamos na criação técnica da moeda, temos que testá-la rigorosamente como um piloto que faremos em agosto”, afirmou Byles, acrescentando:
“De setembro a dezembro, estaremos recrutando mais bancos para embarcar e, em seguida, expandiremos gradualmente o piloto para um lançamento completo do CBDC.”
O presidente do BOJ também forneceu mais detalhes sobre o CBDC planejado, declarando que as instituições financeiras servirão como intermediárias entre o banco central e os consumidores – tanto de varejo quanto de instituições.
Com o CBDC projetado para complementar as cédulas da Jamaica, as instituições financeiras poderão emitir moeda digital para titulares de contas individuais e empresariais a uma taxa de uma “moeda” do CBDC para um dólar jamaicano.
Byles também declarou o plano do BOJ de usar o CBDC como uma plataforma para fornecer serviços financeiros à população sem conta bancária. A este respeito, o governador do banco central solicitou a ajuda das empresas de telecomunicações do país, bem como da sua rede significativa de pagamentos de comerciantes do varejo.
Relacionado: Banco central da Jamaica contrata empresa irlandesa de tecnologia para o projeto CBDC
Os esforços em direção ao modelo CBDC tornaram-se um empreendimento global, com bancos centrais de todo o mundo estabelecendo estudos-piloto ou mesmo lançando moedas digitais soberanas. Uma nação caribenha, as Bahamas, tornou-se um dos primeiros países a lançar um CBDC em outubro de 2020.
Em outras partes do Caribe, a Eastern Caribbean Currency Union lançou recentemente sua moeda digital DCash em quatro ou em oito estados membros da união monetária.
LEIA MAIS