Banco da Jamaica obtém o primeiro lote de moeda digital nacional
O Banco da Jamaica planeja emitir um total de US$ 1,5 milhão em CBDC para instituições e provedores de serviços de pagamento autorizados como parte de um piloto que termina em dezembro.
A Jamaica está progredindo agressivamente com a moeda digital de banco central do país, ou CBDC, já que o Banco da Jamaica, ou BOJ, cunhou o primeiro lote da CBDC do país.
O BOJ anunciou oficialmente que sua divisão dedicada à CBDC demonstrou o processo de cunhagem de moeda digital em uma cerimônia financeira na segunda-feira (9).
O processo de emissão de uma versão digital do dólar jamaicano (JMD) foi realizado com a participação do ministro das finanças da Jamaica, Nigel Clarke, do governador do BOJ, Richard Byles, de um grupo de executivos seniores do BOJ, bem como de uma equipe administrativa da empresa irlandesa de tecnologia eCurrency Mint.
De acordo com o anúncio, o BOJ está planejando emitir um total de 230 milhões de JMD (US$ 1,47 milhão) na forma de CBDC para instituições que aceitam depósitos e provedores de serviços de pagamento autorizados como parte de um piloto de moeda digital que termina em dezembro.
O Ministro Clarke observou que o governo jamaicano observou um rápido progresso no desenvolvimento do projeto de moeda digital do país, destacando seu papel crucial na criação de uma economia digital no país insular. O funcionário também disse que os legisladores locais estão trabalhando em uma emenda legislativa para fornecer uma base legal para o CBDC jamaicano até o final de 2021.
De acordo com o governador do BOJ, Byles, a próxima etapa de adoção da CBDC na Jamaica seria garantir acesso e aceitação generalizados, trazendo a CBDC aos usuários.
O anúncio observa que a CBDC jamaicana tem como objetivo permitir uma série de benefícios aos usuários, incluindo “meios de acesso mais fácil para pagamentos eficientes e seguros”. “Para as instituições que recebem depósitos e o próprio BOJ, a CBDC apresenta uma oportunidade de melhorar os processos e custos de gestão de caixa”, acrescentou o banco central.
O BOJ não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Cointelegraph.
O desenvolvimento mais recente vem de acordo com os planos do CBDC do BOJ, já que o governador Byles anunciou que o lançamento inicial da CBDC da Jamaica estava programado para agosto. Controlado e emitido pelo BOJ, a CBDC do país é projetada para complementar as cédulas da Jamaica, permitindo que as instituições financeiras emitam a moeda para titulares de contas individuais e empresariais com cada token digital atrelado ao JMD em uma proporção de 1: 1.
A notícia chega em meio a um número crescente de países que testam iniciativas nacionais de CBDC de forma agressiva, com a Venezuela planejando lançar uma CBDC em outubro. De acordo com uma análise de 6 de agosto feita pelo estrategista do JPMorgan, Josh Younger, as CBDCs de varejo poderiam arriscar a “desintermediação de bancos comerciais” e levar a uma perda de 20% ou 30% de sua base de financiamento.
VEJA MAIS: