Banco do Canadá não vê nenhum argumento forte para um dólar digital, por enquanto
Em meio à corrida global do CBDC, o banco central canadense não vê atualmente um caso forte para a emissão de uma moeda digital estatal.
O Banco do Canadá não vê um motivo forte para a emissão de uma moeda digital para o banco central no momento.
Timothy Lane, vice-governador do Banco do Canadá e chefe de pesquisa do departamento de fintech e criptomoedas do banco, falou sobre as questões do CBDC em um painel na quarta-feira, informou a Reuters .
De acordo com o funcionário, o banco central canadense está agora focado nas implementações do CBDC em termos mais concretos, pensando em como ele pode funcionar e seus atributos. No entanto, o Banco do Canadá não encontrou nenhum caso sólido para a emissão de um CBDC. Lane disse:
“Em termos de onde estamos com o projeto, atualmente não vemos um caso forte para lançá-lo, mas o mundo está progredindo muito rapidamente e provavelmente ainda mais na esteira da pandemia.”
O Banco do Canadá não apenas não vê um caso sólido para a emissão de um CBDC, mas também delineou uma série de riscos relacionados a uma moeda digital estatal anteriormente. Em outubro de 2020, o banco emitiu um relatório sobre os riscos associados ao CBDC, prestando atenção especial às ameaças decorrentes de problemas de armazenamento do CBDC e à concorrência entre exchange e bancos em termos de atração de usuários.
Em dezembro passado, Lane disse que a pandemia global de coronavírus poderia forçar o Canadá a lançar um CBDC mais cedo do que o inicialmente esperado. “Eu diria que nos últimos nove meses, vimos desenvolvimentos que parecem estar na direção de algumas dessas coisas acontecerem mais cedo do que o esperado”, disse ele no final de 2020.
LEIA MAIS