Banco Inter: “Não temos informações sobre fechamento de contas de corretoras de criptomoedas”
O Banco Inter afirmou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que não tem informação sobre encerramento de contas de empresas do setor de criptomoedas. A resposta foi juntada ao inquérito que visa apurar conduta anticoncorrencial dos bancos nesta terça-feira (29).
A instituição financeira, que encerrou a conta da corretora de criptomoedas BitcoinToYou e recentemente tentou em vão mudar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a decisão que a condenou em multa diária de R$ 10 mil para que reabrisse essa conta, afirmou ao Cade não dispor de “informações específicas sobre encerramento de contas de corretoras de criptoativos”.
O documento apresentado pelo banco teve partes que não foram divulgadas ao público. E, uma dessas partes guardadas em sigilo era sobre quantas contas de corretoras de criptomoedas foram encerradas ou sequer foram abertas.
A instituição financeira também não revelou publicamente se possui ou não participações acionárias diretas ou indiretas em corretoras de criptomoedas. Ao ser questionado se o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) específico para as atividades de corretagem e custódia de criptoativos, mudaria o processo de avaliação dos pedidos de aberturas de contas correntes por parte dessas empresas, o Inter afirmou:
“O CNAE não é elemento específico de aceitação ou negativa de novos correntistas – uma série de outros fatores são considerados pelo Inter na avaliação. Desse modo, a criação de novo CNAE não dever ter impacto substantivo nessa análise”.
O post Banco Inter: “Não temos informações sobre fechamento de contas de corretoras de criptomoedas” apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.