Banco Chinês capta 66 milhões de dólares via blockchain
Notícias do Bitcoin Brasil
Uma das empresas mais atuantes no mercado blockchain no mundo, o banco chinês Zheshang Bank, captou 66 milhões de dólares em uma emissão de valores mobiliários lançada em sua própria plataforma de blockchain.
A Coindesk reportou que o banco, um dos maiores bancos privados da China, emitiu valores mobiliários garantidos por recebíveis de contas de seus clientes, numa operação similar a uma securitização no Brasil, mas sem uma sociedade ou veículo de propósito específico como intermediário. A emissão foi finalizada no dia 17/08, sendo uma das primeiras realizadas em blockchain no país.
A plataforma utilizada, chamada Lianrong, foi criada dentro do banco para permitir a negociação de recebíveis de companhias que necessitam de investimento. Dessa forma, as empresas podem vender seus créditos a prazo aos investidores com um desconto, e estes recebem o valor integral no prazo estabelecido em contrato diretamente do devedor, caracterizando um esquema peer-to-peer.
Esse tipo de operação é muito comum para empresas de diversos portes. No Brasil, pode ser revestida na forma de desconto bancário ou securitização. No entanto, não é comum que se use blockchain para tanto. A tecnologia é vista como um potencial substituto para as tradicionais casas de liquidação e outros intermediários, permitindo uma relação direta entre os investidores e os devedores dos créditos investidos.
O banco Zheshang possui várias soluções baseadas em blockchain. A plataforma Lianrong, criada pelo próprio banco, foi uma das diversas iniciativas implementadas nos últimos dois anos por vários bancos chineses. Dentre elas, estão plataformas de emissão de empréstimos, ambientes de negociação de títulos e até mesmo processos de identificação de clientes.
O post Banco Chinês capta 66 milhões de dólares via blockchain apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.