Coinbase investe em identidade digital

Notícias do Bitcoin Brasil

O Facebook esteve envolvido em diversos escândalos esse ano. Existe uma investigação contra a empresa sobre dados vazados para análises de informações pessoais nas eleições americanas – escândalo conhecido como Cambridge Analytica. Além disso, grupos na internet se uniram em críticas ao Facebook ao descobrirem quais os dados guardados sobre você. Anunciantes conseguem saber quais posts você curtiu, em quais loja você compra e até onde você mora. Mas e se fosse possível que a identidade digital não fosse controlada por uma empresa, e sim pelo indivíduo?

Ontem, a Coinbase, uma das maiores corretoras do mundo, anunciou que formou um time para trabalhar justamente nisso.

Os cinco empregados de uma startup chamada Distributed Systems vão se juntar ao time de identidade da Coinbase, que há algum tempo se separou da corretora. Antes de se juntar ao time de identidade digital, a DS estava trabalhando em um sistema de identidade único para que as pessoas usassem Dapps (decentralized apps).

A notícia é ainda mais importante por que vem de uma corretora que tem a reputação de inovadora, e de segurança. Em um mercado marcado por fraudes e regulação nebulosa, a Coinbase procura realizar suas operações da forma mais correta possível. Essa preocupação fica evidente na lista de moedas negociadas: são apenas 4, com 12 pares disponíveis aos clientes. A Binance, em contraste, tem 380 pares de negociação. Por conta dessa reputação, a empresa conta com 20 milhões de clientes, e está avaliada em $8 bilhões.

Teoricamente, a identidade digital funciona de forma simples: você teria controle sobre seus dados, e toda vez que alguma entidade precisar de acesso a algum deles, pede sua permissão. A permissão dá acesso temporário, suficiente para confirmação, e quem a requisitou não fica com nada em seu banco de dados permanente.

Como isso será feito na prática ainda é um desafio. O professor Ari Juels, da Cornell, destaca que nesse cenário cada pessoa seria responsável pela sua própria criptografia, e pelos códigos que regem a privacidade. Isso pode ser um desafio para a realidade da identidade digital. Apesar disso, o fato de que a Coinbase está explorando o assunto mostra um futuro pelo menos promissor.

 

O post Coinbase investe em identidade digital apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.

Você pode gostar...