Bahamas sai na frente e lança CBDC nas ilhas do país e alega que até o final do ano já estará operante em toda a nação
O Banco Central das Bahamas lança projeto piloto de dólar digital e anuncia que até o final do ano projeto deve ser estendido para todo o país
Enquanto o Banco Central do Brasil reluta em comentar sobre as Moeda Digital de Banco Central (CBDC) e não dá nenhum detalhe sobre estudos ou propostas de criação de uma, assim como a China, as Bahamas planejam adotar um CBDC ainda em 2020.
John Rolle, governador do Banco Central das Bahamas (CBOB), confirmou que a iniciativa do dólar digital das Bahamas será introduzida em todas as ilhas no segundo semestre de 2020.
Bahamas já lançou um piloto na região de Exuma
De acordo com um relatório de 13 de fevereiro da publicação local The Tribune, Rolle apresentou o plano que trata da Câmara de Comércio das Bahamas e da Confederação dos Empregadores sobre a iniciativa, chamada Project Sand Dollar.
De fato, as Bahamas já lançaram o projeto piloto na ilha de Exuma em dezembro. Como tal, o governador da CBOB declarou que o piloto será estendido para a região de Abaco, que originalmente era a primeira escolha para o piloto de moeda digital. Rolle explicou que o CBOB decidiu começar com Exuma:
“A Abaco, na verdade, foi a primeira escolha para o piloto de moeda digital. […] Mas sentimos que o que faltava no Abaco era que a inclusão financeira, ou questão de acesso financeiro, não era tão severa no sentido de todos os bancos estarem presentes. Mas em termos de ecossistema, teria sido igualmente rico”.
Segundo o relatório, o banco central de Bahamas ainda está no processo de inscrição de todas as 1.200 pessoas que se apresetaram para participar do piloto em Exuma. Pelo menos 2.000 pessoas também manifestaram interesse em participar da iniciativa na região, observa o relatório.
Governador ressalta que Sand Dollar é apenas uma representação digital da moeda fiduciária do país
No relatório, o governador enfatizou que o próximo dólar das Bahamas não passará de uma representação digital da moeda fiduciária do país, o dólar das Bahamas (BSD). Rolle enfatizou:
“Estamos vendo uma representação digital da nossa moeda. Não é uma moeda diferente; é a mesma moeda. Na lei, nunca será diferente. Ele não pode diferir em valor de uma maneira ou de outra, de modo que os nossos dolares digitais nunca podem ter preços diferentes dos dólares das Bahamas. ”
O governador observou que o Sand Dollar está direcionado originalmente apenas para uso doméstico. No entanto, também é possível que ele possa ser vinculado a uma moeda estrangeira, afirmou Rolle. O funcionário explicou que isso só poderia ser feito caso houvesse uma “compra e venda explícitas de divisas”.
O governador da CBOB também observou que as Bahamas “podem estar um pouco à frente de alguns países” em termos de cronograma. Rolle disse:
“Não chegaremos ao resto das Bahamas até o segundo semestre do ano, e isso se baseia em certas coisas, como durante o piloto, observando muito mais problemas em torno da infraestrutura de tecnologia, garantindo que a estrutura legal é mais elaborado em torno de regulamentos, etc., e passa algum tempo lidando com muitos dos problemas cibernéticos “.
Recentemente, o fundador da Grayscale Investments, principal gestor de ativos em moeda digital, afirmou que o Bitcoin ( BTC ) se beneficiaria dos bancos centrais globais emitindo suas próprias criptomoedas.