Projetos de criptomoeda “ruins” não deveriam ser resgatados, diz CZ, fundador da Binance

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, argumentou que as empresas de cripto que foram mal gerenciadas, mal operadas ou lançaram produtos mal projetados devem ser abandonadas.

O fundador e CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, argumentou que projetos de criptomoedas “ruins” devem ser deixados falhar e não receber resgates de empresas de criptomoedas com reservas de dinheiro saudáveis.

Em uma publicação no blog na quinta-feira, CZ disse que as empresas que foram mal operadas, mal gerenciadas ou lançaram produtos mal projetados não devem receber resgates – e devem ser deixadas desmoronar:

“Em suma, são apenas projetos ‘ruins’. Estes não devem ser salvos. Infelizmente, alguns desses projetos ‘ruins’ têm um grande número de usuários, muitas vezes adquiridos por meio de incentivos inflados, marketing criativo ou esquemas Ponzi puros.”

“Além disso, em qualquer setor, sempre há mais projetos fracassados ​​do que bem-sucedidos. Felizmente, as falhas são pequenas e os sucessos são grandes. Mas vocês entenderam a ideia. Os resgates aqui não fazem sentido”, acrescentou.

Os comentários ocorrem em meio a movimentos recentes do bilionário de criptomoedas Sam Bankman Fried e sua empresa Alameda Research para resgatar empresas e projetos com problemas recentes de liquidez, como a Voyager Digital, com um empréstimo rotativo de 350 milhões de USD Coin (USDC) e 15.250 Bitcoin (BTC) que valem US$ 464,48 milhões no momento da redação.

CZ observou, no entanto, que a Binance poderia procurar apoiar algumas empresas que têm “problemas, mas são corrigíveis” ou “mal sobrevivem, mas têm grande potencial”.

“Muitos projetos chegaram até nós que querem se engajar e conversar. Novamente, na vida real, essas categorias não são rótulos claros. Todos os projetos se veem como a terceira categoria, e precisamos analisar cada projeto detalhadamente para decidir. Há alguma subjetividade nisso”, disse ele.

Várias empresas estão passando por problemas de liquidez como resultado do atual mercado de baixa, enquanto outras estão sofrendo com a exposição a empresas e projetos potencialmente insolventes, como Three Arrows Capital e Celsius.

Relacionado: Cristiano Ronaldo vai trazer torcedores de futebol para a Web3 através de parceria com a Binance

Os comentários do CEO da Binance ecoam sentimentos semelhantes da comissária da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Hester Peirce, na terça-feira, que argumentou contra os resgates de empresas de criptomoedas em geral.

Em entrevista à Forbes na terça-feira, a comissária pró-cripto conhecida como “Crypto Mom” argumentou que, em vez de socorrer empresas em dificuldades, é melhor “deixar essas coisas acontecerem” para criar uma indústria mais sustentável.

“Quando as coisas estão um pouco mais difíceis no mercado, você descobre quem está realmente construindo algo que pode durar a longo prazo e o que vai passar”, disse ela.

Binance Centralizada

Em Junho CZ afirmou durante uma entrevista à Bloomberg Business Week que a missão de sua empresa é apoiar projetos autônomos baseados em blockchain que podem operar sem uma autoridade ou líder central, em oposição ao modelo centralizado tradicional.

O CEO também se referiu à sua própria empresa como uma “organização” e seus funcionários como “membros da equipe”, como parte dessa missão de descentralização.

No entanto, a publicação citou comentários de supostos ex-funcionários anônimos da Binance dizendo que a empresa pode não ser tão descentralizada quanto alegado, afirmando que CZ tem autoridade exclusiva sobre a empresa e suas decisões de negócios.

“No final das contas, ele é a holding”, disse um ex-funcionário à publicação.

O ponto de vista do artigo da Bloomberg pode ser questionado, já que CZ nunca declarou explicitamente que a Binance era uma empresa descentralizada, apesar de sua defesa do conceito. No entanto, a Binance Smart Chain afirma ser um ecossistema descentralizado, mas atraiu críticas válidas sobre a falta de tal no passado.

Embora a CZ tenha apontado para empresas mal administradas esta semana, a estrutura de gestão da Binance também foi questionada.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...