Axie Infinity: o que esperar depois da nova atualização?
Muitos estão falando sobre Axie Infinity. Os famosos Play To Earn (Jogue para Ganhar) são jogos criados dentro da blockchain, que utilizam NFTs como bens para uso dentro do jogo.
O mais famoso deles, Axie Infinity, roda na blockchain do Ethereum, e não para de surpreender os investidores e jogadores.
Após uma alta de aproximadamente 7000% puxada pela listagem em corretoras renomadas como Coinbase e Kraken. Apenas neste ano no seu token de governança (AXS), o jogo se concretizou como top 1 dentre os concorrentes.
Essa modalidade de entretenimento vem ganhando cada vez mais espaço, já que agora além de se divertir, é possível ter ganhos ao mesmo tempo. E não é qualquer ganho.
O faturamento de uma conta pode variar de R$2.000 a R$5.000, chegando até a R$30.000 por mês, dependendo das habilidades e estratégias de cada jogador. Montar um time não é barato: cada axie pode valer de R$2.000 até R$10.000.
Para começar, é necessário que o jogador monte um time com 3 Axies, os monstrinhos NFT que serão utilizados para completar as fases e ganhar recompensas.
As recompensas do jogo são pagas em SLP (Smooth Love Potion), esta que tem uma inflação controlada, para não desequilibrar o ecossistema do jogo como um todo. Seu preço varia entre R$1,00 e R$2,00, e é possível ganhar de 75 SLP até 210 SLP por dia.
O jogo ainda está na fase de testes, mas evoluindo de uma forma extremamente rápida, com uma equipe dedicada e presente.
A comunidade do jogo é bem ativa, e várias pessoas ao redor do mundo estão jogando para ter uma renda extra no final do mês, ou até mesmo para tentar driblar o desemprego em países que estão em extrema crise econômica, como por exemplo as Filipinas, que possuem uma das maiores comunidades de jogadores atualmente.
Se está indo tão bem, por que mudar?
Recentemente foram feitas algumas mudanças no sistema de recompensas e custos que impactaram o mercado:
- Redução das recompensas diárias, que diminuiu de 150 SLP para apenas 75 SLP
- Redução do custo de AXS na criação de um Axie, de 4 AXS para 2 AXS.
Qual o motivo?
Os desenvolvedores encontraram vários aspectos que poderiam ser melhor trabalhados no jogo:
A intenção seria focar no sistema PvP (jogador vs jogador), e tirar o foco do PvE (jogador vs máquina), já que qualquer time, por pior que fosse, conseguiria as 150 SLP diárias.
Outro fator foi a preocupação com a longevidade da economia interna do game. A proporção entre queima (burn) x criação (mint) dos tokens, fator que é preocupante para a economia do jogo no longo prazo.
- Como os SLP são “mintados”? Quando um jogador completa as missões diárias e recebe as recompensas por isso
- Como os SLP são “queimados”? Quando um jogador utiliza SLP para fazer a cruza entre 2 axies (breed).
Em vermelho, vemos o número de SLP criadas e em amarelo, o número de tokens queimados.
Se essa proporção é mantida no longo prazo, a moeda do jogo colapsaria.
Como a queima não estava acompanhando o volume de mint, só existiria uma situação possível: os players pararam de cruzar axies, já que estava valendo mais a pena recolher as recompensas diárias e fazer hold ou converter para dólar.
Tal comportamento levou a uma queda muito preocupante no número de breeds por dia, que reflete no número de axies por jogador. O gráfico abaixo contabiliza informações desde o dia 24/05:
Sabendo o que mudou no Axie Infinity, vamos às projeções
Partindo do que conhecemos atualmente, as moedas de recompensa dos jogos tende a seguir um certo “padrão de preços” para não haver desequilíbrio e por isso, a análise gráfica do SLP não é tão relevante quanto a análise do token AXS.
Devemos nos atentar em dois aspectos mais importantes, traçados pelas linhas azuis no gráfico abaixo:
- sua resistência majoritária em aprox. R$2,00 (0,40USD)*
- seu suporte majoritário em aprox. R$0,50 (0,08USD)*
Contanto, o token que analisaremos é o AXS, que tem a função de governança no projeto, e é usada juntamente com o SLP para que se conclua um breed com sucesso.
Depois de anunciarem a mudança nas recompensas em SLP, foi a vez da AXS. Se antes eram necessárias 4 AXS para breedar com sucesso, agora esse número caiu pela metade. Só são gastas 2 AXS para se gerar um axie, e isso fez o preço do token subir cerca de 70%:
Imaginando um cenário em que essas mudanças tenham cumprido seu objetivo de sustentar e impulsionar a economia do jogo, podemos traçar uma Extensão de Fibonacci usando a breve “correção” do final de julho para encontrarmos possíveis alvos no futuro:
- alvo 2.618 de Fibonacci, cotado por volta de R$425,00*
- alvo 3.618 de Fibonacci, cotado por volta de R$560,00*
- alvo 4.236 de Fibonacci, cotado por volta de R$640,00*
Levando em conta que não tivemos nenhuma queda expressiva desde sua listagem em grandes corretoras, traçando uma retração de Fibonacci, podemos especular uma possível correção de preço no AXS (mesmo sendo pouco provável), com os seguintes alvos:
- 0.5 de Fibonacci, cotado em R$214,42
- 0.61 de Fibonacci, cotado em R$169,31
Quando estamos analisando um mercado que acabou de nascer, devemos entender que os riscos são altos, mas os retornos também.
Por se tratar de NFTs e token de governança (AXS), especular nesses ativos pode trazer ganhos expressivos.
Porém, se essa modalidade ficar “saturada”, podemos ver uma retração de preços com novos concorrentes chegando ao mercado, ou problemas futuros no jogo que o faça mudar novamente. Por enquanto o token segue em tendência de alta, mesmo com as modificações recentes no gameplay.
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