Gigante coreana da internet, Kakao, expande presença de blockchain para Singapura

A Kakao almeja acompanhar a concorrência de blockchain empresarial na Ásia, e planeja sua expansão para Singapura.

Singapura é o próximo porto de escala para a agenda de globalização da Kakao para sua plataforma de blockchain legada Klaytn.

De acordo com um relatório do The Korea Herald na segunda-feira (16), a Kakao estabeleceu duas novas entidades baseadas em blockchain – a Fundação Klaytn e a Krust – na cidade-estado. A Fundação Klaytn é uma organização sem fins lucrativos, enquanto a Krust atua como uma aceleradora global para a adoção da tecnologia blockchain.

Kakao planeja usar ambas as entidades para promover uma ampla penetração de seu projeto blockchain, Klaytn, em Singapura. Declarando sua missão durante o lançamento no início de agosto, a Fundação Kakao disse que trabalharia “proativa e sistematicamente” para expandir a rede Klaytn.

“Investiremos ativamente nossos recursos humanos e financeiros em desenvolvedores e empresas do mundo blockchain para acelerar o crescimento de nosso ecossistema e o desenvolvimento de nossa tecnologia”, acrescentou a fundação.

A expansão de Singapura é apoiada pelo ‘baú de guerra’ de desenvolvimento de blockchain de R$ 1,57 bilhão da Kakao, que também inclui um fundo de reserva de melhoria usado para fins de manutenção de serviço.

A Kakao, como outros grandes conglomerados sul-coreanos, está otimista com a tecnologia de blockchain. De fato, quando a KT Corporation anunciou planos para um projeto de moeda digital em Busan em dezembro de 2019, a notícia significou que todos os grandes conglomerados da Coréia do Sul estavam envolvidos em empreendimentos baseados em blockchain.

Relacionado: Gigantes de Internet da Coreia do Sul formam licitação para projeto de moeda digital do banco central

Mais perto de casa, a Kakao recentemente apresentou uma proposta para o projeto piloto de moeda digital de banco central da Coreia do Sul (CBDC), conforme relatado pelo Cointelegraph. Em abril, a empresa de desenvolvimento de blockchain ConsenSys começou a desenvolver uma versão privada da rede Klaytn da Kakao em preparação para um possível piloto CBDC.

O Banco da Coreia deve selecionar um parceiro de tecnologia para o piloto de CBDC no final de agosto. A Kakao também fez parceria com 32 empresas coreanas e estrangeiras como parte do Conselho de Governança Klaytn.

Para a Kakao, o objetivo é manter o ritmo de outros grandes conglomerados asiáticos, como a Naver, na cena blockchain da Ásia-Pacífico. A Naver também está expandindo seu projeto blockchain, Line,  não apenas no Japão, mas também no Sudeste Asiático.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...