Evite carteiras de criptomoeda hospedada ‘a todo custo’, avisa Elon Musk

A interação de marketing de um provedor de carteira de criptomoedas com Elon Musk saiu pela culatra com o CEO da Tesla criticando severamente a empresa.

Freewallet, um serviço de carteira hospedada para criptomoedas conhecido por oferecer serviços de armazenamento autônomo para criptomoedas, teve sua tentativa de marketing frustrada por Elon Musk.

Respondendo à mensagem de autopromoção do Freewallet, Musk respondeu:

Plataformas de carteira de criptomoedas hospedadas, como a Freewallet, costumam ser alvo de  duras críticas a respeito do custódia das chaves privadas de seus usuários.

Essa política vai de encontro ao etos sem suas chaves, não são suas moedas ” proposto por especialistas em criptomoedas.

Ao permitir a custodia das chaves privadas em plataformas, detentores de criptomoedas correm o risco de atores desonestos obterem acesso a essas informações confidenciais e comprometerem suas carteiras no processo.

A Freewallet, por sua vez, respondeu às alegações negativas dos especialistas. De acordo com a empresa, ser uma carteira hospedada, permite a prestação de serviços “bancários” em termos de segurança e suporte ao cliente:

“As denúncias relacionadas a esse fato nunca são acompanhadas de fundamento. Pessoas que dizem “fique longe da Freewallet” expressam preconceito em relação às carteiras de custódia porque acreditam que uma carteira “verdadeira” de blockchain deve deixar o gerenciamento de chaves privadas com o usuário (não). No entanto, existem outros serviços (como exchanges) que têm acesso às chaves privadas do usuário.”

Apesar do clamor pela utilização de criptomoedas auto-custodeadas, os investidores ainda parecem preferir confiar suas moedas a provedores de serviços terceirizados. De acordo com um relatório anterior do Cointelegraph, 92% dos investidores institucionais mantêm suas criptomoedas em exchanges.

Embora os hacks de exchanges de criptomoedas não sejam tão frequentes como antes, algumas plataformas ainda são vítimas de cibercriminosos. Em 2020, suspeitaram que hackers norte-coreanos tenham roubado cerca de US$285 milhões da KuCoin.

A KuCoin supostamente recuperou 84% dos fundos roubados por meio de um esforço colaborativo com outras exchanges e órgão de aplicação de leis. A plataforma também utilizou seu fundo de seguro para cobrir as perdas remanescentes do incidente.

Enquanto isso, as carteiras auto-ustodeadas estão se tornando o assunto da atenção de governos, especialmente nos Estados Unidos. No final de 2020, o Tesouro dos Estados Unidos propôs regras de Know Your Customer para retiradas de exchanges para carteiras não hospedadas.

LEIA MAIS

Você pode gostar...