Polygon Labs e Near anunciam provador ZK para integração WASM

O Polygon CDK incluirá em breve um provador “zkWASM”, permitindo que redes Web Assembly se integrem ao ecossistema Polygon mais amplo.

Os desenvolvedores das redes Near e Polygon estão se unindo para criar um provador de conhecimento zero (ZK) para blockchains Web Assembly (WASM), de acordo com um anúncio conjunto em 8 de novembro. O novo provador, chamado “zkWASM”, permitirá pela primeira vez que redes baseadas em WASM se juntem ao ecossistema Polygon.

WASM é um formato de instrução binária que foi desenvolvido para uso em navegadores da web. Algumas redes blockchain também o utilizam como um motor de computação em vez da Máquina Virtual Ethereum (EVM). Por exemplo, Near, Stellar, Polkadot e Internet Computer usam WASM em vez de EVM.

De acordo com o anúncio, o novo prover zkWASM está “em desenvolvimento ativo e deve estar disponível no próximo ano.” Uma vez concluído, ele será integrado ao kit de desenvolvimento de cadeias (CDK) da Polygon, que permite aos desenvolvedores criar redes blockchain personalizadas com base nos parâmetros iniciais que definirem. Isso significa que os desenvolvedores terão a opção de usar o CDK para criar redes WASM e integrá-las ao ecossistema Polygon mais amplo, incluindo a própria rede principal Ethereum.

De acordo com Illia Polosukhin, cofundador da Near, o prover zkWASM permitirá que a rede se integre mais com a Ethereum, melhorando a liquidez para os usuários:

“A NEAR está se integrando mais com a Ethereum ao inovar em novas fronteiras de pesquisa, e a experiência compartilhada da NEAR e Polygon expandirá o cenário ZK e desfragmentará a liquidez entre as cadeias.”

O anúncio também afirmou que o zkWASM será usado para melhorar a eficiência dos validadores na própria rede Near, pois o processo de prova de conhecimento zero reduzirá a sobrecarga computacional em comparação com o trabalho atual de validar um shard. Isso significa que a rede Near obterá “melhor escalabilidade e maior descentralização”, afirmou.

Polygon está tentando construir um ecossistema multichain, que chama de “Polygon 2.0.” O novo sistema apresentará pontes que usam provas de conhecimento zero para transferir ativos de uma cadeia para outra. Em setembro, o desenvolvedor revelou planos para substituir a atual moeda nativa da rede Polygon, MATIC (MATIC), por uma nova chamada POL.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...