Tribunal Federal da Austrália impõe proibição de viagens e congelamento de promotor da Bitconnect
Tribunal Federal da Austrália impõe proibição de viajar e congela os fundos de John Bigatton, um promotor do alegado esquema Ponzi de US $ 2,6 bilhões Bitconnect.
Um Tribunal Federal da Austrália impôs uma proibição de viagens e congelou os fundos de John Bigatton, um promotor do suposto esquema Ponzi de US $ 2,6 bilhões Bitconnect, informou o jornal diário The Sydney Morning Herald em 5 de janeiro.
Bigatton é listado como diretor e acionista da BitConnect International Plc e único representante da Bitconnect Australia. A esposa de Bigatton, Madeline Bigatton, é supostamente a única diretora e acionista da JB’s Investment Management, uma empresa cujos ativos foram congelados, que se acredita estar ligada ao sr. Bigatton.
De acordo com o artigo mencionado, a sra. Bigatton desapareceu em março e ainda não foi encontrada. O Sydney Morning Herald observa que o marido não está envolvido em seu desaparecimento.
A proibição de viagens e o congelamento de fundos foram instigados pelo ASIC, órgão de controle corporativo da Austrália, que atualmente estuda os negócios de Bigatton. O Sunday Morning Herald informou que o ASIC iniciou o processo para congelar os ativos de Bigatton em dezembro do ano passado, e que o tribunal federal australiano ordenou que ele divulgasse todas suas contas bancárias e locais de propriedades de cripto.
Como a Cointelegraph informou em janeiro do ano passado, o Comissário de Valores Mobiliários do Texas emitiu uma ordem de cessação e desistência de emergência contra a Bitconnect pela venda de títulos não licenciados.
Durante o mesmo mês, depois de receber avisos semelhantes dos reguladores da Carolina do Norte, a empresa fechou formalmente sua plataforma de empréstimo e exchange cripto, fazendo com que o valor de sua moeda BCC caísse 87% na época.
Também em janeiro, os investidores ajuizaram uma ação coletiva contra a Bitconnect, pedindo indenização após a paralisação, alegando que a operação era supostamente um esquema Ponzi e que os tokens de criptomoeda eram títulos não registrados.