As Bahamas irão lançar o CBDC “Dólar de Areia”
As Bahamas anunciaram uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC), apelidada de “Sand Dollar”.
Se o Sand Dollar for lançado no mês que vem conforme planejado, as Bahamas se tornarão a primeira nação a lançar uma moeda digital centralizada em todo o país.
Em seu relatório anual para 2019 , O Banco Central das Bahamas anunciou um programa piloto para uma moeda digital. Ele passou a descrever planos para estender a moeda virtual em todo o país.
Este ano, o esquema foi testado com sucesso nas ilhas de Exuma e Abaco. O banco planeja lançar seu dólar soberano digital em todo o país no final de outubro de 2020.
Ilhas pequenas, transações pequenas
As autoridades dizem que a moeda digital será útil para as microtransações nas muitas ilhas do país. Eles querem minimizar o comércio indocumentado e dar aos cidadãos sem conta bancária acesso a serviços semelhantes aos dos bancos. Em teoria, isso dará suporte a pequenas empresas.
O Banco Central expôs a utilidade do Sand Dollar em uma seção especial do relatório de 2019:
Os objetivos de inclusão financeira do Banco Central visam fornecer a toda a população acesso a serviços de pagamento habilitados digitalmente; acesso universal a serviços bancários por meio de canais digitais; redução do tamanho das atividades econômicas não registradas e integração total das micro, pequenas e médias empresas ao comércio digital.
O relatório citou as preocupações do Anti Money Laundering (AML) como uma razão para o lançamento digital. O banco central também pretende reduzir os sonegadores de impostos. No momento, o balanço do banco central contém apenas 48.000 Sand Dollars.
Uma mudança radical na moeda
O arquipélago faz parte de uma lista crescente de nações que criam esse dinheiro virtual. China e França parecem determinados a ser os primeiros grandes países a desenvolver um CBDC. O Reino Unido também manifestou interesse, assim como outras nações insulares como Jamaica e Barbados.
No entanto, algumas nações enfrentaram problemas. As Ilhas Virgens Britânicas (BVI) tentaram criar uma moeda digital trocável por dólares americanos ou euros, sem sucesso. No entanto, ao contrário das Bahamas, o BVI não imprime sua própria moeda fiduciária, mas usa principalmente dólares americanos.
Por sua vez, as Bahamas planejam minerar novos Sand Dollars conforme a demanda crescer. Este movimento cauteloso ocorre após examinar o fracasso de outras nações em lançar sua própria versão com sucesso. Outras tentativas de dinheiro digital no Equador, Venezuela e Finlândia falharam.
O governo planeja manter políticas monetárias rígidas com o Sand Dollar. Com amplo apoio governamental e transações em várias ilhas, o Sand Dollar está pronto para decolar.
O artigo As Bahamas irão lançar o CBDC “Dólar de Areia” foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.