Mineração de criptomoedas: gigante Bitmain pode agravar crise dos chips

A empresa de mineração de criptomoedas Bitmain pode gerar ainda mais escassez no mercado de chips, depois de fazer um pedido pelo chip de 5 nm para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company TSMC.

Bitmain está procurando aumentar sua eficiência e velocidade na mineração de criptomoedas, provavelmente devido à recente alta do Bitcoin (BTC) e da Ethereum (ETH).

A TMSC iniciará a fabricação dos chips ainda este ano e espera terminar a produção no início de 2022. Não se sabe quanto do suprimento da empresa foi comprado pela Bitmain, mas a foi previsto um aumento em sua produção de chips de 55.000 para 60.000 peças, e de wafer por mês para 110.000 a 120.000.

Escassez de chips

A escassez de chips no mercado começou em janeiro de 2021, quando a demanda global por semicondutores superou enormemente a sua oferta. Isso afeta uma série de indústrias, desde brinquedos infantis, tecnologias e até a indústria automotiva.

A líder da empresa de semicondutores McKinsey, Ondrej Burkacky, disse que a falta de chips é um problema universal e pode levar à impossibilidade de criar alguns produtos. “Em algum momento, os consumidores serão afetados pela crise do chip”, disse ela, acrescentando:

“A alta temporada de produtos eletrônicos de consumo será no terceiro e no quarto trimestre, e pode haver escassez de vários produtos durante esse período.”

No momento, a Apple continua sendo a maior consumidora dos chips produzidos pela TSMC, que são utilizados para fazer o iPhone 12, o iPad Air e o iPad Pro.

Demanda global

Apesar dos esforços dos fabricantes de chips para acompanhar a alta demanda, a procura global pelos chips tem sido enorme. As vendas de chips alcançaram US$ 40 bilhões em janeiro de 2021, o que representa um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período em 2020.

O aumento da demanda é provavelmente devido à pandemia. Os chips são usados na fabricação de tecnologias que vão de laptops a televisores e, com muito mais pessoas trabalhando em casa ou utilizando mais esses produtos para diversão, a necessidade desses dispositivos disparou.

Enquanto isso, um novo relatório sobre a indústria de mineração de criptomoedas indicou que este mercado pode crescer US$ 2,8 bilhões até 2024. O relatório também afirmou que a mineração provavelmente aumentará como resultado de um número crescente de grandes espaços de mineração, lançamentos de produtos e hardware dedicados a este atividade.

O artigo Mineração de criptomoedas: gigante Bitmain pode agravar crise dos chips foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...