Regulador de valores mobiliários da Argentina aprova índice de futuros de Bitcoin

O índice regulado de futuros de Bitcoin é supostamente o primeiro da América Latina e deve estrear em maio.

O regulador de valores mobiliários da Argentina aprovou o lançamento de um índice baseado em futuros do Bitcoin que será negociado na bolsa Matba Rofex. O contrato futuro de Bitcoin (BTC) começará a ser negociado em maio e a bolsa afirmou que se trata do primeiro índice de futuros de Bitcoin regulamentado da América Latina.

A Comissão Nacional de Valor (CNV), órgão regulador de valores mobiliários da Argentina, aprovou o índice de futuros de Bitcoin como parte de uma agenda estratégica de inovação. Lançada no primeiro trimestre de 2022, a agenda tem como foco a criação de um espaço de colaboração público-privada para o desenvolvimento de produtos novos e criativos no mercado de capitais do país.

Os contratos futuros de Bitcoin serão baseados no preço do BTC fornecido por várias entidades do país que oferecem pares de negociação BTC/ARS. Todas as negociações serão liquidadas na moeda fiduciária nacional. Os traders serão obrigados a depositar pesos argentinos por meio de transferência bancária para operar no novo mercado.

Para a prestação e uso de serviços de pagamento no país, a bolsa que oferece esses contratos deve garantir que exista um contrato válido com um provedor de serviços de pagamento registrado no Banco Central da República Argentina.

O índice regulado de futuros de Bitcoin ofereceria aos investidores qualificados uma maneira segura de obter exposição ao BTC em um ambiente transparente e regulamentado. Ao mesmo tempo, a CNV também solicitou à bolsa Matba Rofex que incorporasse alertas para esclarecer aos investidores os riscos associados a esses instrumentos financeiros.

A Argentina enfrenta inflação alta crônica e muitos cidadãos do país recorrem ao Bitcoin para mitigar os efeitos da desvalorização da moeda local. O volume de negociação de Bitcoin ponto a ponto (P2P) do país também atingiu novas máximas em meio à grave crise econômica que assola o país.

Volume de negociação P2P de Bitcoin. Fonte: CoinDance

Um projeto de lei proposto recentemente pelo Ministério da Economia incentiva os cidadãos a declararem suas participações em criptomoedas às autoridades monetárias argentinas através da concessão de benefícios fiscais. Ao longo dos anos, a nação sul-americana vem adotando uma postura pró-cripto que faz com que a adoção de criptomoedas no país represente quase o dobro do que em seus países vizinhos.

Adoção de criptomoedas na Argentina. Fonte: Canva

O lançamento do índice de contratos futuros de Bitcoin ocorre apenas uma semana depois que a Binance anunciou sua entrada no mercado argentino. O CEO da Binance, Changpeng Zhao, compartilhou a notícia sobre a expansão dos negócios da exchange.

LEIA MAIS

Você pode gostar...