ApeDAO tem estrutura de governança falha, diz crítico
A ApeCoin está sendo criticada por seu sistema de governança. O analista de mercado Cobie detalhou questões relacionadas à influência dos primeiros incentivadores do projeto, que é desproporcional no DAO.
O ApeCoin é o token do projeto de tokens não fungíveis (NFTs) Bored Ape Yacht Club e vem recebendo críticas por seu sistema de governança. Analistas de mercado como Cobie estão questionando a estrutura de membros do conselho, que, segundo ele, não é adequada para resolver determinados problemas.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Cobie foi ao Twitter para expressar suas preocupações e também publicou um longo post no Substack.
No Twitter, ele perguntou se os membros do conselho da ApeCoin eram exclusivamente investidores que contribuíram para o lançamento, observando que, se assim fosse, seria “estranho que os membros do conselho sejam apenas pessoas com um motivo potencialmente contraditório ao resto da DAO”.
Cerca de 140 milhões de ApeCoins foram alocados para quem acreditou e contribuiu no lançamento, e Cobie aponta que alguns desses membros teriam mais de 33% da alocação desbloqueada durante o lançamento do staking. O que lhes dá uma quantidade considerável de influência no programa.
Ele sugere que pode haver incentivos potencialmente contraditórios e que os membros do conselho podem não divulgar adequadamente os valores dos juros ao sugerir propostas. Obviamente, a preocupação aqui é que propostas possam ser feitas em favor desses conselheiros.
As preocupações de Cobie são válidas e, em sua postagem no Substack, ele fala sobre como o termo staking foi reaproveitado e redefinido:
“Em vez de receber recompensas por contribuir para a segurança da cadeia com garantias em stake, o ‘staking’ moderno parece significar que não damos mais moedas como recompensa se você não vender suas moedas atuais lol.”
ApeCoin dividida
A ApeCoin tem sido alvo de muito escárnio nos últimos meses. O token está no centro das manchetes por vários motivos, desde Ja Rule dizendo que o token atingiria US$ 3.000 até discussões anteriores sobre centralização.
Analistas acreditavam que o tokenomics do projeto poderia deixar espaço para os grandes investidores dominarem. Essas discussões estão acontecendo desde que a ApeCoin DAO começou a fazer airdrops no dia 17 de março. Outros incidentes preocupantes incluem o comprometimento do servidor do Discord do Bored Apes Yacht Club.
Ainda assim, o token continua recebendo muita atenção. Ainda não se sabe se é uma bolha esperando para estourar, mas os investidores parecem interessados no ativo.
O artigo ApeDAO tem estrutura de governança falha, diz crítico foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.