Anatel alerta para golpe de phishing sobre bloqueio do X no Brasil
Uma nota da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) alerta aos consumidores sobre um novo golpe de phishing. O tema, dessa vez, é o uso do falecido X (antigo Twitter) através de VPN.
O ministro Alexandre de Moraes estipulou uma multa para a prática após bloquear a rede social por não cumpri decisões judiciais no final de agosto. Entretanto, horas depois, ele próprio anulou a medida.
Anatel alerta para golpe de phishing
O golpe de phishing usa um e-mail falso da Anatel. Nele, os golpistas afirmam que a vítima estaria acessando o X por VPN, o que, conforme a decisão original, resultaria em uma multa de R$ 50 mil.
O texto, em seguida, diz que a vítima deve pagar a dívida em até 30 dias sob pena de sansões que incluem o bloqueio do acesso à internet.
Leia mais: 5 altcoins para observar em setembro de 2024
Por fim, a mensagem contém informações para canais de contato da Anatel. Esses contatos, entretanto, são verdadeiros e sua inclusão procura reforçar a aparência de veracidade da mensagem.
“O órgão regulador de telecomunicações reforça que as mensagens não são verdadeiras. Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem”, disse o órgão regulador.
Entenda o caso
A suposta multa surgiu de uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. No final de agosto, ele decidiu pelo bloqueio do X em todo o Brasil após o microblog se recusar a seguir uma determinação judicial de apontar um representante legal no país.
Na mesma decisão, Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de aplicativos de redes virtuais privadas (VPNs) nas lojas de aplicativos do Google e da Apple. Ele determinou uma multa de R$ 50 mil para quem acessasse a plataforma com esses serviços.
Entretanto, poucas horas depois, o ministro derrubou a própria decisão.
O artigo Anatel alerta para golpe de phishing sobre bloqueio do X no Brasil foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.