Analisando a correlação do Bitcoin com o S&P 500

O S&P 500 vem aumentando desde 13 de março, quando atingiu a mínima de US $ 2.173. Desde então, o preço aumentou 28%.

No entanto, o aumento aparentemente parou na semana passada, uma vez que o preço atingiu um nível de resistência importante. O trader conhecido @Pierre_crypt0 descreveu um gráfico S&P 500 que mostra o preço lutando para ultrapassar sua média móvel de 200 dias .

Neste artigo, examinaremos mais de perto o movimento de preços do BTC junto com o S&P 500 para determinar se há alguma correlação entre os dois e se podemos usar o preço de um para prever o outro.

Correlação

A imagem abaixo mostra o preço do S&P 500 (candles) e o preço do BTC (azul). Desde 23 de abril, o movimento de ambos geralmente segue a mesma direção. Isso é evidente principalmente quando o S&P 500 se move para cima. No entanto, desde 30 de abril, quando ambos os ativos atingiram um pico, o preço do S&P 500 diminuiu rapidamente, enquanto o do BTC se move para baixo em um ritmo muito mais gradual.

Isso é ainda mais evidente ao incorporar o coeficiente de correlação, que mostra um valor de 1 para correlação perfeita e 0 para nenhuma correlação. O coeficiente diminuiu durante os movimentos descendentes, como é evidente em 24 de abril e se aproxima de 0, às vezes caindo em território negativo. Pelo contrário, esteve muito próximo de 1 durante movimentos ascendentes.

Desde 30 de abril, o coeficiente diminuiu gradualmente e atualmente está em -0,25, indicando uma correlação muito baixa.

Movimento futuro

Portanto, descobrimos que, se o S&P 500 subisse, o BTC provavelmente seguiria o exemplo. Nesta seção, determinaremos a probabilidade de ocorrência.

O preço do S&P 500 tem aumentado desde que chegou ao fundo em 13 de março. No entanto, em 30 de abril, o preço foi rejeitado pela MA de 200 dias, juntamente com o nível de 0,618 de Fibonacci de todo o movimento de queda. Este é um local provável para uma reversão de tendência.

Além disso, mesmo que o preço subisse acima desse MA, ele enfrentaria resistência no nível de 0,786 de Fibonacci, que também é uma área de suporte anterior.

Portanto, é muito mais provável que o movimento atual seja um pullback do que o início de um novo movimento ascendente.

No curto prazo, o preço possivelmente está sendo negociado dentro de uma ascendente. No momento da redação deste artigo, o preço estava atualmente muito próximo da linha de suporte desse padrão. Um salto na linha de suporte seguido de um movimento em direção à resistência levaria o preço à direita na próxima área de resistência no nível de 0,786 de Fibonacci, conforme descrito na imagem acima.

Para concluir, os preços BTC e S&P 500 foram positivamente correlacionados, especialmente durante movimentos ascendentes. No entanto, o S&P 500 foi rejeitado em uma forte linha de resistência e seu potencial para movimentos ascendentes de longo prazo parece limitado. Um movimento ascendente de curto prazo provavelmente ocorrerá se o preço subir na linha de suporte de seu padrão de curto prazo.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

O artigo Analisando a correlação do Bitcoin com o S&P 500 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...