Altcoin Roundup: Aqui estão algumas coisas a considerar ao comprar NFTs

O amanhecer do Metaverso está chegando, e os NFTs estão formando a base de uma nova economia onde os usuários armazenam facilmente ativos e transferem valor.

O setor de tokens não fungíveis (NFT) do ecossistema de criptomoedas causou ondas que se espalharam pelas manchetes até mesmo dos principais veículos de notícias em 2021. Celebridades, músicos, equipes esportivas, casas de leilão estabelecidas e até restaurantes de fast-food se envolveram com a criação e/ou venda de itens digitais únicos.

Com os principais mercados de NFT, como o OpenSea, registrando volumes recordes de negociação, já que projetos como CryptoPunks e Pudgy Penguins vêem dezenas de milhões de dólares em valores comercializados diariamente. No entanto, pode ser desafiador saber quais projetos têm a capacidade de manter ou aumentar o valor a longo prazo e quais têm probabilidade de fracassar quando o entusiasmo acabar.

Os projetos NFT que se encaixam no crescente metaverso criptográfico e oferecem várias maneiras de se envolver e ganhar um rendimento, como recursos play-to-earn e staking, vêm ganhando força, atraindo a atenção de investidores médios e participantes institucionais.

Aqui estão alguns dos principais protocolos NFT prontos para o metaverso que têm potencial de permanência de longo prazo, bem como dicas sobre como localizar esses diamantes no rufo em meio a um campo cada vez mais lotado de projetos NFT.

Plataformas play-to-earn atraem multidões e geram receitas

Axie Infinity surgiu como um dos protocolos de ruptura neste ciclo de mercado em alta, pois seu estilo jogar para ganhar permite que os usuários se divirtam lutando com personagens do jogo chamados Axies e ganhem uma renda ao mesmo tempo.

Ao contrário do modelo free-to-play de aplicativos que são carregados com compras no jogo projetadas para drenar a conta bancária do usuário, os fundos gastos em plataformas como o Axie Infinity permitem a oportunidade de obter uma renda ou um retorno decente sobre o investimento, uma vez que finanças descentralizadas (DeFi) e princípios econômicos como staking, inflação e escassez são projetados no modelo de jogo.

O ecossistema Axie Infinity ultrapassou recentemente um milhão de usuários diários ativos e processou US $ 1,373 bilhão em volume total, de acordo com dados do CryptoSlam.

O protocolo tem visto as maiores taxas de adoção em áreas do mundo como a Malásia e a Venezuela, onde as lutas econômicas das pessoas fazem com que um jogador possa ganhar por dia entre 150 a 200 Smooth Love Potion (SLP) – no valor de $ 23,70 a $ 31,60 no momento da escrita deste artigo – uma fonte atraente de renda diária.

Com o governo da Venezuela instituindo uma renda mensal equivalente a US $ 2,40 à taxa de câmbio estimada pelo banco central do país, uma renda diária de US $ 23,70 poderia alimentar uma família por até 10 meses.

Devido a esses fatores, NFTs no ecossistema Axie Infinity têm uma maior possibilidade de manter seu valor ao longo do tempo e manter um nível mais alto de liquidez do que muitos dos projetos NFTs aleatórios que são simplesmente jpegs glorificados.

Os NFTs que geram tokens forncem utilidade aos colecionáveis

Outro projeto que oferece uma abordagem única sobre a mistura de DeFi, jogabilidade e NFTs é o Aavegotchi, uma plataforma construída no protocolo Aave que permite que avatares no jogo sejam combinados com outros ativos de criptomoeda, que podem então ser usados ​​como garantia de DeFi e ganhar recompensas de aposta .

Os avatares Aavegotchi, conhecidos como Gotchi’s, são escassos em número e os novos são cunhados apenas um número limitado de vezes por ano e lançados em leilão ou sorteio.

Os usuários que apostarem o token GHST nativo no protocolo ganham recompensas na forma de FRENS, que podem ser usados ​​para comprar bilhetes de raffle que são inseridos nos sorteios de itens do jogo, como wearables, consumíveis ou portais de invocação Gotchi.

Esses itens podem então ser combinados com Gotchi’s para aumentar sua raridade e valor, ou vendidos no mercado como outra fonte de renda para os detentores de tokens.

A capacidade de bloquear outros tokens ou ativos em um Gotchi adiciona outra camada de valor e raridade para cada avatar. Para extrair quaisquer ativos adicionados, Gotchis são destruídos no processo, levando a um aumento na escassez.

No momento em que este artigo foi escrito, 7.760 portais foram abertos e 432 Gotchi’s foram sacrificados de acordo com as Estatísticas Aavegotchi, deixando um estoque circulante de 7.328 Gotchi’s com diferentes características e níveis de raridade.

Cross-asset staking e jogabilidade completam o metaverso

Um projeto final que é mais novo na cena, mas que ainda assim atrai a atenção, é o Illuvium, um jogo de batalha de fantasia de mundo aberto construído na blockchain Ethereum (ETH).

Enquanto este projeto ainda está em desenvolvimento, o preço de seu token ILV nativo aumentou 1765% entre 22 de junho e 13 de agosto, à medida que o entusiasmo aumenta antes de seu lançamento.

Um dos catalisadores para seu aumento de preço foi a introdução do ILV staking, que permite aos detentores de tokens obter um rendimento que varia de 43,44% a 86,88%, dependendo do tempo que os tokens ficam bloqueados.

O Illuvium também ofereceu uma aposta cruzada de ativos por meio de flash pools que permite aos titulares de Axie Infinity (AXS) e Synthetix (SNX) uma chance de ganhar ILV apostando seus tokens no protocolo.

Um método que a equipe usou para atrair a atenção para o projeto foi criar NFTs exclusivos que representam alguns dos principais influenciadores de criptomoedas, e a equipe também forneceu um fluxo constante de teasers e atualizações sobre personagens e NFTs que serão encontrados no jogo

A criação de um jogo com classificação AAA na blockchain Ethereum tem sido um objetivo procurado pela comunidade de jogos por anos, mas as limitações da rede têm tornado isso impossível.

Se o Illuvium puder cumprir seu objetivo de criar um jogo altamente interativo e visualmente atraente, capaz de atrair usuários da comunidade de jogos tradicionais, os ativos e NFTs dentro do ecossistema têm o potencial de manter ou aumentar o valor ao longo do tempo.

Os jogadores gastam centenas de horas e milhares de dólares por ano em alguns dos jogos gratuitos mais populares que oferecem a oportunidade de comprar itens raros, superando seus concorrentes, mas pouco valor resta no final do dia em troca de todo esse tempo e despesas.

Os NFTs permitem um novo paradigma nos jogos, em que o tempo gasto jogando e o saque adquirido ao longo do caminho podem ser transferidos para um valor no mundo real com poder duradouro de longo prazo. Projetos que se adaptam e se integram ao crescente metaverso cripto descentralizado estão em uma posição privilegiada para obter ganhos em adoção e valor.

Quer mais informações sobre como negociar e investir em mercados de criptomoedas?

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões de Cointelegraph.com. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, você deve conduzir sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...