Máxima histórica: número de usuários de blockchain atinge 7,7 milhões
No dia 14 de junho, o serviço de dados Artemis identificou um pico de atividade de usuários em blockchain
Dados da plataforma Artemis apontam que, no dia 14 de junho, o número de usuários de blockchain atingiu o recorde de 7,7 milhões. O número é 185% maior em relação aos 2,7 milhões registrados em junho de 2021, e 57% maior em relação aos 4,9 milhões vistos em junho do ano passado.
Usuários crescem apesar das incertezas
No dia 11 de fevereiro, o número de usuários interagindo com algum componente envolvendo blockchain atingiu seu ponto mais baixo deste ano: 3,84 milhões. Desde então, a métrica demonstra constante crescimento, com mínimas cada vez mais altas.
Variação de usuários de blockchain em 2023. Imagem: Artemis
Após atingir o pico de 7,7 milhões, o número total de usuários de aplicações em blockchain caiu para 6,42 milhões no sábado (17). Apesar do crescimento em usuários, o número de desenvolvedores semanalmente ativos exibe queda.
Na semana do dia 15 de janeiro, o número de desenvolvedores atingiu a maior marca de 2023, totalizando 8,8 mil desenvolvedores. Já a semana do dia 4 de junho marca o total de 6,2 mil desenvolvedores semanalmente ativos. A queda é de 29,5%.
Neste domingo (18), a Artemis publicou em seu Twitter a lista das redes com o maior fluxo diário de transações. A Solana lidera, processando 24,7 milhões de transações diariamente.
Em segundo lugar, e muito abaixo, vem a Tron, que registra 11,2 milhões de transações. A Binance Chain registra 3,9 milhões de transações, ficando com a terceira colocação. A Polygon fica com o quarto lugar, com 2,4 milhões, e o Ethereum fecha os cinco maiores com 1,1 milhão de transações.
Métricas em crescimento
Na sexta-feira (16), a Artemis também usou seu Twitter para publicar métricas que cresceram no decorrer da última semana. O número de transações diárias na zkEVM, da Polygon, atingiu a marca de 45 mil. Além disso, o número de endereços diariamente ativos se aproximou dos 7 mil.
O número de contratos inteligentes criados na rede Solana chegou a 150, o maior número em 2023. A terceira métrica em crescimento foi o volume de contratos perpétuos negociados em exchanges descentralizadas (DEX), liderado pela exchange dYdX. A Artemis acredita que a alta no volume foi causada pelo aumento da pressão regulatória sobre exchanges centralizadas, como Binance e Coinbase.
Volume de contratos perpétuos negociados em DEX. Imagem: Artemis
Leia mais: